<b>Efeito de <em>Metarhizium anisopliae</em> (Metsch.) Sorok. e <em>Beauveria bassiana</em> (Bals.) Vuill. sobre adultos de <em>Oomyzus sokolowskii</em> (Kurdjumov) (Hymenoptera: Eulophidae)</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i2.1106
Resumo
Avaliou-se a seletividade dos fungos Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorok. e Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. sobre adultos do parasitóide Oomyzus sokolowskii (Kurdjumov). Foram utilizados os isolados Esalq 447 de B. bassiana e E9 de M. anisopliae, na concentração de 107 conídios mL-1. Os resultados mostraram que B. bassiana e M. anisopliae não reduziram a longevidade média do parasitóide. B. bassiana proporcionou porcentagem de mortalidade total de 26% e porcentagem de mortalidade confirmada de 21%, já M. anisopliae causou mortalidade total de 15% e confirmada de 9%, demonstrando que M. anisopliae foi menos agressivo. Portanto, em função dos resultados apresentados, a implementação no manejo integrado de P. xylostella com M. anisopliae, B. bassiana e O. sokolowskii pode ser uma excelente alternativa para otimizar o sistema produtivo das brássicas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.