<b>Estimativa da produtividade e determinação de zonas de manejo, em culturas de grãos, por meio de videografia aérea multiespectral</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i3.1406
Resumo
O sensoriamento remoto tem sido investigado como uma possível alternativa na geração de mapas de variabilidade espacial em agricultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar imagens obtidas por meio de videografia aérea digital multiespectral, quanto ao seu potencial na estimativa da produtividade de grãos e na determinação de zonas de manejo. Foram utilizados mapas de produtividade, referentes às duas áreas cultivadas, primeiramente com trigo, no inverno de 2001 e na seqüência com soja, no verão de 2002. As imagens foram corrigidas geometricamente e normalizadas radiometricamente. Foi realizada uma regressão linear simples entre as imagens e os mapas de produtividade, pixel-a-pixel, com resultados diversos para as duas áreas de estudo. O mesmo ocorreu quando foi analisado o grau de concordância, pelo índice Kappa, entre produtividade e dados de imagem. A videografia aérea multiespectral apresenta um bom potencial na determinação de zonas de manejo em áreas que apresentam uma nítida variabilidade espacial.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.