<b>Teores de clorofila em plantas de feijoeiros influenciadas pela adubação com manganês e zinco</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i2.1876
Resumo
Na agricultura moderna, o uso de métodos que propiciam a rápida diagnose do estado nutricional das plantas é uma necessidade. Objetivou-se com este trabalho estimar, através do aparelho SPAD, os teores de clorofila dos feijoeiros cultivados em solo de cerrado sob adubação de manganês e de zinco. Foram conduzidos 3 experimentos, sendo 2 em casa de vegetação e um em campo. Os experimentos de casa de vegetação foram instalados seguindo o delineamento de blocos ao acaso, em esquema fatorial, com 3 repetições, envolvendo 5 doses de Mn (0, 75, 150, 300 e 600g há-1) e 5 doses de Zn (0, 50, 100, 200 e 400g ha-1), aplicadas via foliar, aos 25 dias, ou alternativamente parceladas aos 25 e aos 35 dias após emergência (DAE), respectivamente, no 1º e no 2º experimento. No experimento de campo, empregou-se o delineamento em blocos casualizados, com 4 repetições, com os mesmos tratamentos usados em casa de vegetação. Em todos os experimentos, antes da aplicação dos tratamentos e 5 dias após, determinou-se a leitura de pigmentos com o clorofilômetro e, posteriormente, estimaram-se os teores de clorofila. Nas avaliações realizadas aos 25 e aos 35 dias após emergência, o clorofilômetro SPAD mostrou-se eficaz para estimar os teores de clorofila nas folhas do feijoeiro. A deficiência de manganês pôde ser detectada pelo SPAD 502. Os teores de clorofila não foram influenciados pela adição do zinco.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.