<b>Crescimento, teor de partenolídeo e de prolina em plantas de <em>tanacetum parthenium</em> (l.) Schultz-Bip crescidas em substrato com diferentes teores de umidade</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i1.2137
Resumo
Com o objetivo de determinar o efeito do teor de umidade do substrato sobre o teor de partenolídeo na parte aérea das plantas, cultivou-se a artemísia [Tanacetum parthenium (L.) Schultz Bip.] em vasos de 5 L com substrato mantido a 100%, 90%, 70% ou 50% da capacidade de campo. Nos níveis de maior disponibilidade hídrica no substrato, verificou-se maior altura, número de folhas, área foliar total e teor de partenolídeo. No menor nível de disponibilidade de água no solo verificou-se redução de 16% na altura das plantas, de 13% no número de folhas, de 14% na área foliar total e de 28% no teor de partenolídeo, além de aumento no teor de prolina. Conclui-se que os maiores teores de umidade no substrato são mais indicados à produção de plantas com maior teor de partenolídeo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.