Avaliação de cultivares de feijoeiro, <em>Phaseolus vulgaris</em> L., sob diferentes espaçamentos
Resumo
O comportamento de quatro cultivares de feijoeiro-comum, Phaseolus vulgaris (Leguminosae-Faboideae), foi avaliado em diferentes espaçamentos. Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados em parcelas subdivididas com quatro repetições, em que as parcelas eram representadas pelos espaçamentos de 30, 40 e 50 cm entre linhas com 10 plantas por metro e as subparcelas pelos cultivares IAC-Carioca Pyatã, IAC-Maravilha, Carioca e Pérola, avaliando-se os caracteres: número de dias para o florescimento (NDF), altura da planta no florescimento (APF), número de dias para a maturação (NDM), altura da planta na maturação (APM), fechamento entre linhas (FECH) e PG (kg/ha). Os resultados obtidos mostraram efeitos significativos para cultivares para todos os caracteres em estudo e efeito significativo de espaçamento (P < 0,05) somente para FECH. Não houve efeito significativo na interação. O FECH mostrou efeito significativo de regressão linear (R2=0,89) com espaçamentos. O cultivar IAC-Maravilha apresentou a maior média para NDF (57,08 dias), NDM (105,58 dias), APM (57,33 cm) e FECH (71,5 dias), não diferindo dos cultivares Pérola e Carioca para APF. Para PG, somente IAC-Maravilha diferiu dos demais apresentando a menor média de rendimento de grãos. Correlações significativas foram encontradas entre NDF e FECH (r = 0,95); NDF e NDM (r = 0,95); FECH e NDM (r = 0,99); NDM e APM (r = 0,95) e entre APM e PG (r = -0,98). A diminuição dos espaçamentos entre linhas propicia um aumento no rendimento de grãos. Entretanto, cultivares que apresentam maior altura e ciclos mais tardios exigem um período mais demorado para o fechamento do dossel, resultando, assim, em uma menor produtividade de grãosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.