<b>Seleção de linhagens S<sub>5</sub> de milho-pipoca com base em desempenho e divergência genética</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v32i2.3886
Resumo
O objetivo deste trabalho foi selecionar famílias S5 de milho-pipoca com base na divergência genética e no desempenho per se. Foram avaliadas 144 famílias S5, obtidas da população Beija-flor. O experimento foi instalado em Viçosa, na safra 2002/2003, no delineamento em blocos aumentados, com as testemunhas IAC 112 e Zélia, intercaladas a cada dez famílias. A divergência genética foi predita pelo método de otimização de Tocher, utilizando a distância generalizada de Mahalanobis. Foram formados 23 grupos. Dentro de cada grupo, estipularam-se pontos de corte para índice de prolificidade (≥ 1), peso de 100 grãos (≤ 15 g) e rendimento de grãos (≥ 1.000 kg ha-1). As famílias restantes dentro de cada grupo foram selecionadas em capacidade de expansão. Assim, foram selecionadas 23 famílias, que podem ser utilizadas no melhoramento populacional na formação de sintéticos, ou em futuros cruzamentos. A seleção de famílias com base na diversidade genética e em desempenho per se foi eficiente, sendo possível selecionar famílias divergentes e, em geral, com excelentes características agronômicas, como capacidade de expansão média de 30,67 mL g-1 e produtividade média de 1.897,69 kg ha-1.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







































