<b>Efeito da palhada do sorgo de guiné “gigante” na nutrição foliar e produtividade da soja em plantio direto</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i4.411
Resumo
As conseqüências das alterações proporcionadas pela cobertura do solo, em sistema de plantio direto, no comportamento das culturas anuais, não são muito conhecidas. Com o objetivo de avaliar a absorção de nutrientes pela soja e seus reflexos na produtividade, em razão de níveis de palha de sorgo na superfície, conduziu-se experimento em um Nitossolo Vermelho Estruturado, em Botucatu, Estado de São Paulo. Os tratamentos, dispostos em blocos ao acaso, com 4 repetições, constaram de 0; 6.100; 7.100; 19.500; 26.700; 28.100 e 30.200 kg ha-1 de palhada de sorgo de guiné “gigante”. O aumento da palhada do sorgo de guiné “gigante” incrementou os teores foliares de N e de P até a quantidade de 25000 e 17500 kg ha-1 de palhada, respectivamente. Em sistema de plantio direto, a elevada produção da soja, em decorrência do aumento da quantidade de palhada, relaciona-se à adequada absorção de nutrientes pela cultura em virtude, principalmente, da manutenção da umidade disponível no solo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.