<b>Espaçamento e adubação nitrogenada e potássica em cobertura na cultura do milho</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i4.414
Resumo
Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito da redução de espaçamento entrelinhas e da adubação nitrogenada e potássica em cobertura, na eficiência de absorção de nutrientes, no rendimento de grãos, componentes da produção e outras características agronômicas de híbrido simples de milho. O experimento foi instalado em Cascavel, Estado do Paraná, no ano agrícola de 2004/05. Foram estudados três espaçamentos entrelinhas (0,45; 0,67 e 0,90 m), com uma população de 55000 plantas ha-1. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com quatro repetições, em esquema de parcela subdividida. Utilizaram-se 13 combinações de sete doses de nitrogênio (8; 20; 40; 80; 120; 140 e 152 kg ha-1 de N) com sete doses de potássio (3; 7,5; 15; 30; 45; 52,5 e 57 kg ha-1 de K2O), totalizando 39 tratamentos. A redução do espaçamento entrelinhas de 0,90 m para 0,45 m mantendo a mesma população por área proporcionou aumento da produção de biomassa seca total e, também, maior eficiência na absorção de nitrogênio e potássio e maior eficiência no uso de N e K no grão. A produtividade de grãos foi estatisticamente igual nos três espaçamentos estudados. Verificou-se aumento linear na produtividade e da produção de biomassa seca da parte aérea até a dose de 152 kg ha-1 de N em cobertura. A adubação com potássio proporcionou aumento da produção de biomassa seca da parte aérea, mas não influiu na produtividade. Doses acima de 80 kg ha-1 de N e 30 kg ha-1 de K2O resultaram em menor eficiência de uso dos fertilizantes nitrogenados e potássicos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







































