<b>Relações entre o potencial e a temperatura da folha de plantas de milho e sorgo submetidas a estresse hídrico</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i4.426
Resumo
Para avaliar o comportamento diário do potencial hídrico em plantas de milho e de sorgo submetidas a estresse hídrico, relacionandestádio e até próximo ao ponto de murcha a irrigação foi suspensa e foram monitoradas diariamente a temperatura ambiente (Tam), o poteo com as temperaturas foliar e ambiente, foram cultivadas, em vasos individuais em estufa, cinco plantas de cada espécie. Até o estádio fenológico de quatro folhas, o solo nos vasos foi mantido em capacidade de campo. Entre esse ncial hídrico da folha (Ψ folha) e a temperatura sobre a lâmina foliar (Tfoext). Nas plantas que apresentavam enrolamento das folhas, foram registradas as temperaturas (Tfoint) da face interna do limbo enrolado. Também foram calculadas as médias horárias dos Ψ folha para ambas as espécies relacionando-os com a Tfoext, a Tfoint e as diferenças entre essas temperaturas. Ambas as espécies apresentaram comportamentos semelhantes quanto ao Ψ folha e entre 13 e 15 horas verificou-se o menor Ψ folha. Apesar da significativa relação inversa entre a Tfoext e o seu Ψ folha, em milho essa relação não apresenta acurácia para emprego da Tfoext no monitoramento do status hídrico da planta e a Tfoint é inferior à Tfoext, tornando-se um mecanismo que permite à planta a manutenção de seu metabolismo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.