Relação entre produtividade e resistência à penetração em área irrigada por pivô central, sob dois sistemas de preparo
Resumo
As modificações ocorridas na resistência à penetração de uma terra roxa estruturada submetida a dois sistemas de preparo de solo foram estudadas, no Centro Técnico de Irrigação da Universidade Estadual de Maringá (PR), entre agosto e dezembro de 1995. As determinações e amostragens foram realizadas em duas situações: antes do preparo do solo e após a colheita da cultura. Os resultados de penetrometria foram correlacionados com os valores de produtividade de biomassa e grãos da cultura de feijão, conduzida sob um pivô central. A falta de aleatoriedade na produtividade de biomassa e grãos, bem como na resistência à penetração, impediram que os testes estatísticos tradicionais mostrassem as interações solo - planta neste experimento. O semivariograma mostrou que os parâmetros de solo e planta analisados apresentaram estrutura de dependência espacial com alcance da ordem de 10 metros. Se, por um lado, a análise de regressão foi inadequada para identificar a forte correlação espacial existente entre a produtividade da cultura e o índice de cone, por outro lado, o semivariograma cruzado mostrou esta correlação.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.