<strong>Tratamento hidrotérmico na mortalidade de larvas de <em>Ceratitis capitata</em> (Weidmann, 1824) (Diptera: Tephritidae) em tangerina (<em>Citrus reticulata</em> Blanco)</strong> - DOI: 10.4025/actasciagron.v30i5.5965
Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a eficiência do tratamento hidrotérmico no controle de larvas de C. capitata em frutos de tangerina para fins quarentenários. Tangerinas da variedade ‘Dancy’ infestadas por larvas de Ceratitis capitata, foram submetidas aos tratamentos hidrotérmicos de 46±1°C e 50±1°C, em diferentes tempos de exposição. Para a temperatura de 46±1°C foram utilizados nove períodos de exposição: 0, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35 e 40 min. Na temperatura de 50±1°C, utilizaram-se sete tempos de exposição: 0, 5, 10, 15, 20, 25 e 30 min., sendo o tempo (0) infestado e sem tratamento para as duas temperaturas. Cada tratamento foi composto de cinco repetições com dois frutos. Frutos maduros e semi-maduros infestados foram imersos em água quente, visando quantificar o total de larvas vivas e mortas, sendo que, um grupo de frutos foi mantido sem imersão como controle. Os índices quarentenários, na temperatura de 46±1°C foram atingidos aos 32,0 e 35,3 min. para frutos maduros e semi-maduros, respectivamente. Na temperatura de 50±1°C, os índices quarentenários foram atingidos aos 20,8 e 21,7 minutos para os frutos maduros e semi-maduros, respectivamente. A mortalidade das larvas de C. capitata foi crescente com o aumento da temperatura e o tempo de exposição.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.