<strong>Contraste entre duas metodologias de determinação do potencial agrícola das terras nas vilas rurais no município de Rio Negro, Estado do Paraná</strong> - DOI: 10.4025/actasciagron.v30i5.5969
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo identificar e contrastar o potencial agrícola das terras em duas vilas rurais situadas no município de Rio Negro, Estado do Paraná, utilizando duas metodologias consagradas na literatura, denominadas Sistema de Capacidade de Uso (SCU) e Aptidão Agrícola (SAA). As vilas rurais foram escolhidas, por se encontrarem na mesma região e possuírem características distintas quanto às condições de solo e relevo. O contraste entre as metodologias fundamentou-se nos fatores limitantes das terras e nas dificuldades e peculiaridades apresentadas no assentamento de famílias rurais em pequenas áreas. As análises e os resultados evidenciaram que: (a) o SAA mostrou-se mais apropriado do que o SCU para determinar o potencial agrícola das terras nas duas vilas rurais analisadas; (b) tanto o SAA como o SCU indicam que as terras das duas vilas não apresentam potencial agrícola para serem utilizadas com cultivos anuais; (c) o SCU mostrou-se mais restritivo na determinação do potencial agrícola das terras.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.