<b>Rendimento de grãos e componentes de rendimento do feijoeiro em função da aplicação foliar de doses crescentes de molibdênio</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i1.74
Resumo
Avaliou-se a influência de doses elevadas de molibdênio aplicadas via foliar sobre componentes de produção e rendimento de grãos dos feijoeiros Novo Jalo e Meia Noite. Conduziu-se o experimento entre março e junho de 2002 em Coimbra, Estado de Minas Gerais, utilizando delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições, arranjados no esquema fatorial 7 x 2, (sete doses de Mo combinadas com os cultivares Novo Jalo e Meia Noite). As doses 80 e 160 g ha-1 foram aplicadas 20 dias após a emergência (DAE) das plântulas em dose única. As doses (320 e 640 g ha-1) foram ministradas em três aplicações (15, 20 e 25 DAE), e as doses (1.280 e 2.560 g ha-1) em quatro aplicações (15, 20, 25 e 30 DAE). Os componentes de produção, exceto o número de sementes por vagem e o rendimento de grãos foram influenciados pela adubação molíbdica. A dose ótima estimada de Mo para o feijoeiro, em ambos os cultivares, foi de 255 g ha-1. Doses de molibdênio até 2.560 g ha-1 não promoveram decréscimos em nenhum dos componentes da produção nem no rendimento de grãos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.