<b>Metabólitos e hormônios plasmáticos de novilhas bubalinas confinadas em função do uso de promotor de crescimento ou esferas de chumbo no útero</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v26i2.1869
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso de promotor de crescimento (Synovex-H® - 20mg de benzoato de estradiol e 200mg de testosterona) ou 100 esferas de chumbo implantadas no útero de novilhas bubalinas em confinamento sobre a taxa de hematócrito e níveis circulantes de glicose, colesterol total, uréia, progesterona, insulina e IGF-1. Foram utilizadas 20 novilhas bubalinas da raça Murrah, com peso vivo médio de 350kg e 16 meses de idade, distribuídas ao acaso em 3 tratamentos: novilhas não-gestantes (vazias - VAZ), com implante de promotor de crescimento (PRC) e com implante de esferas de chumbo (ECH) no útero. As novilhas foram alimentadas com dieta única e foram pesadas a cada 28 dias. No início e no final do experimento (84 dias), foram realizadas coletas de sangue da veia jugular, para determinação da taxa de hematócrito e determinação dos níveis plasmáticos de hormônios e metabólitos. As taxas de hematócrito foram semelhantes nos 3 tratamentos no início e no final do experimento. Todavia valores observados no final do experimento foram superiores àqueles do início do experimento. Os níveis plasmáticos de glicose, colesterol total e uréia foram semelhantes nos 3 tratamentos, no início e no final do experimento. No entanto, houve uma redução dos níveis de uréia entre o início e o final do experimento, independentemente do tratamento. Os níveis plasmáticos de progesterona, insulina e IGF-1 foram semelhantes entre os tratamentos no início e no final do experimento. Da mesma forma, não foi observado efeito do dia de coleta (D0 e D84) nos níveis de hormônios.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.