Características físicas de dietas para peixes confeccionadas com diferentes aglutinantes
Resumo
Este experimento teve por objetivo avaliar a eficiência de diferentes aglutinantes, a seco e na água, por meio da estabilidade física do pélete. Foram avaliadas duas técnicas de processamento (com ou sem vapor) e seis aglutinantes (carboximetilcelulose, polimetilcarbamida, amido de mandioca, alginato de sódio, polivinilpirrolidona, goma guar), através da análise de variância no esquema fatorial (2x6), além de um controle, ao qual não foi acrescido aglutinante. Concluiu-se que o aglutinante melhora significativamente a resistência física do grânulo, independente da técnica de processamento; que o vapor determina grânulos mais estáveis quando em contato com a água e, que o alginato de sódio proporciona grânulos fisicamente mais estáveis, em ambas as técnicas de processamento, enquanto a goma guar a pior.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.