<b>Efeito do hipotireoidismo induzido sobre a resposta superovulatória e a digestibilidade aparente da dieta em vacas de corte</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v28i3.47
Resumo
O experimento objetivou determinar o efeito do hipotireoidismo induzido sobre a resposta ovariana ao hormônio folículo estimulante exógeno, a normalidade do ciclo estral de vacas e a digestibilidade aparente. Utilizaram-se 10 vacas Nelore tratadas com propylthiouracil (PTU). A digestibilidade aparente da Matéria Seca, os números médios de corpos lúteos, de embriões, de estrururas colhidas, de estruturas infertilizadas, de estruturas degeneradas, de mórulas, de índice de colheita e de índice de fertilização não variaram significativamente (P>0,05). Os valores médios de T3 foram de 1,35+0,1 e 1,91+0,1 ng mL-1, de T4 de 20,95+1,37 e 61,82+1,37, de TSH 7,95+0,36 e 2,61+0,36, respectivamente, para os animais tratados e controle, havendo diferença significativa (P<0,05). Desse modo, pode-se concluir que não houve efeito de hipotireoidismo induzido sobre a digestibilidade aparente, a produção de embriões, a estereidogênese e a atividade ovarianaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





























