<b>Degradação da matéria seca e da proteína bruta de silagens de milho sem espigas com cana-de-açúcar e bagaço de mandioca</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v28i4.605
Resumo
A degradação ruminal da matéria seca (MS) e da proteína bruta (PB) de silagen s de milho sem espigas (SMSE) com cana -de-açúcar (CA) e bagaço seco de mandioca (BSM), comparadas com a silagem de milho com espigas (SMCE), foi avaliada. A ensilagem foi feita com (CI) e sem inoculante (SI) - Lactobacillus plantarum e L paracasei ssp. paracasei. Estudaram-se: as frações solúvel (A), potencialmente degradável (B) e não degradável (C); a taxa de degradação da fração B (c); a degradabilidade efetiva (DE) e potencial (DP), para os tratamentos: T1 (SMSE+20% CA -SI); T2 (SMSE+20% CA -CI); T3 (SMSE+35% CASI); T4 (SMSE+35% CA-CI); T5 (SMSE+20% BSM-SI); T6 (SMSE+20% BSM-CI); T7 (SMSE+35% BSM-SI); T8 (SMSE+35% BSM-CI); T9 (SMCE-SI) e T10 (SMCE-CI). As médias foram comparadas num delineamento inteiramente casualisado. Houve diferença (P<0,05) para a DE da PB entre T9 (DE 4% = 68,4%) e T2 (DE 4% = 43,2%), mas a DP da PB em todos os tratamentos foi semelhante (P >0,05). A adição de BSM (20 e 35%) às SMSE aumentou (P<0,05) a fração B da MS, indicando que houve viabilidade do uso de até 35% de BSM no lugar das espigas verdes.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.