<b>Influência da queima no teor de pigmentos, proteína solúvel e carboidratos em gramíneas de pastagens naturais</b> - doi: 10.4025/actascianimsci.v32i3.8400
Resumo
A importância do fogo na origem e na manutenção das áreas de pastagens é bastante discutida. O objetivo foi verificar a influência da queima no teor de pigmentos fotossintéticos, proteína solúvel e carboidratos em gramíneas nativas de pastagem sob pastoreio rotacionado. Foram avaliadas as lâminas foliares de oito gramíneas, de pastagem natural, representantes de quatro grupos funcionais. Foram quantificados teores de pigmentos, proteínas solúveis, carboidratos solúveis, amido e açúcares redutores. A maioria das espécies sem queima teve maior teor de pigmentos. De modo geral, não houve efeito do fogo sobre a proteína solúvel, porém as espécies D. sabulorum, A. affinis e A. laevis se destacaram como o grupo de maior teor proteico solúvel dentre as espécies avaliadas. Os teores de carboidratos solúveis e de açúcares redutores foram maiores nas gramíneas sem queima enquanto o teor de amido foi maior nas gramíneas submetidas à queima. Concluiu-se que a ausência de queima proporciona teores de pigmentos fotossintéticos mais elevados e a queima reduz os teores de açúcares redutores na maioria das espécies estudadas. O teor de proteína solúvel não permite diferenciar os tratamentos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.