<b>Alimentação e fator de condição de peixes characidiíneos no sistema do Ribeirão Grande, Sudeste do Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v27i3.1336
Resumo
Os peixes foram amostrados quatro vezes em cada local, de julho de 2001 a abril de 2002: inverno (julho de 2001), primavera (outubro de 2001), verão (fevereiro de 2002) e outono (abril de 2002). Foram amostrados segmentos de cinco riachos no sistema do Ribeirão Grande (22o 47’ 08’’ S, 45o 28’ 17’’W). Coletas quantitativas foram feitas com um aparelho de pesca-elétrica ligado a um gerador com capacidade máxima de 1.500 V e 8,7 A de 600 Hz de corrente alternada. Alimentação, mudanças na gordura visceral e fator de condição foram comparados em duas espécies de characidiíneos, Characidium lauroi e C. Alipioi do sistema do Ribeirão Grande, sudeste do Brasil. Nas dietas das duas espécies ninfas de Ephemeroptera, foram registradas larvas de Diptera (Chironomidae, Simuliidae), ninfas de Plecoptera, larvas de Trichoptera (Hydroptilidae, Psychoyiidae), insetos terrestres (Coleoptera, Isoptera, Hemiptera [Heteroptera, Homoptera]), larvas de Megaloptera (Corydalidae), Arachnida, Ostracoda e restos vegetais. A gordura visceral decresceu em fevereiro, coincidindo com o declínio do fator de condição em ambas as espécies. O aumento da atividade alimentar durante o verão proporciona o acúmulo de gordura. Durante as estações seguintes, esses peixes devem utilizar as reservas de gordura visceral para manutenção e reproduçãoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.