<b>Efeito da maturação gonadal sobre a energia dos músculos de duas espécies de piranhas do reservatório do rio Manso, Estado de Mato Grosso</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v28i3.214
Resumo
Com o intuito de investigar a alocação de energia e a correlação entre esta e o fator de condição (K) de duas espécies de piranhas, Serrasalmus marginatus e S. maculatus, do reservatório do rio Manso, Estado de Mato Grosso (localizado entre os paralelos 14º 52’ de latitude sul e 55º 48’ de longitude oeste). As coletas foram realizadas entre setembro de 2002 e março de 2004. As amostras de músculos de indivíduos de ambos os sexos, pertencentes a diferentes estádios de maturação gonadal e ambientes, tiveram a determinação do conteúdo energético em bomba calorimétrica e os resultados comparados com o K. Houve diferenças significativas entre os estádios de maturação apenas para os machos. As duas espécies utilizam distintamente a energia obtida do alimento. A maturação gonadal exerceu efeito sobre a alocação energética e o K, enquanto este não se correlacionou com a energia armazenada nos músculos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.