Sobrevivência e crescimento larval do pacamã <em>Lophiosilurus alexandri</em> Steindachner 1876 (Siluriformes, Pimelodidae), em função de três densidades de estocagem em laboratório
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de três densidades na estocagem larval do pacamã, com relação à sobrevivência e crescimento. O experimento foi realizado em 12 canaletas de 0,43m2, contando com três tratamentos e quatro repetições: 150 larvas/canaleta (tratamento 01), 250 larvas/canaleta (tratamento 02) e 500 larvas/canaleta (tratamento 03), as quais foram alimentadas com zooplâncton, quantificadas e medidas. Os tratamentos apresentaram os seguintes resultados quanto ao percentual de sobrevivência: 01 - 60%, 02 - 49%, e 03 - 37%. O teste-não paramétrico de significância “Wilcoxon’s Sum of Rank Test” demonstrou diferença estatisticamente significativa entre os tratamentos 01 e 03 (P < 0,05). Quanto ao comprimento total das larvas e às análises físicas e químicas da água dos diferentes tratamentos, não se obteve diferença significativa quando aplicado o mesmo teste. Os resultados sugerem que o aumento na densidade de estocagem influencia negativamente a taxa de sobrevivência das larvasDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.