Effect of 5-Aminouracil on mitotic cell division in <em>Allium cepa</em>
Resumo
A exposição de células meristemáticas de Allium cepa por dois ciclos de divisões (48 horas), em soluções contendo concentrações mais baixas de 5-aminouracil (50, 100 e 150μM) do que as usualmente empregadas para proceder à sincronização da proliferação celular, mostrou que as concentrações usadas causam anormalidades cromossômicas e formação de micronúcleos, mas não bloqueiam a entrada destas células em mitose. As células em mitose e com micronúcleos podem prosseguir em divisão e assim contribuir para o crescimento das raízes de A. cepa expostas às concentrações de 5-aminouracil estudadas. As células meristemáticas da raiz de A. cepa parecem suportar um certo nível de danos não reparados no DNA, os quais não impedem a divisão celular e o conseqüente crescimento dos tecidos. Esta flexibilidade genética do genoma de vegetais deve se constituir numa resposta metabólica adaptativa para sustentar condições ambientais adversas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.