<b>Atrofia de neurônios do plexo mientérico do íleo de ratos submetidos à intensa carência de proteínas</b> - doi: 10.4025/actascibiolsci.v34i2.6793
Resumo
Objetivou-se avaliar os efeitos da oferta de uma dieta contendo 4% de proteínas para ratos adultos, quanto aos aspectos morfométricos do plexo mientérico do íleo. Vinte animais foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos: Controle (n = 10) que receberam ração comercial com 26% de proteína e Experimental (n = 10) alimentados com ração com teor proteico reduzido para 4%, durante 90 dias. Neurônios do plexo mientérico do íleo presentes em preparados totais foram evidenciados por intermédio da técnica de Giemsa e da NADH-diaforase. Tanto a população neuronal total, assim como a subpopulação NADH-diaforase positiva sofreram atrofia com redução da área do pericário, do núcleo e do citoplasma.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.