Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Acta Scientiarum. Education?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

Acta Scientiarum. Education é publicada sob o modelo Acesso Aberto e permite a qualquer um a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 3.0.

CHAMADAS TEMÁTICAS

- A Acta Scientiarum Education pode publicar Chamadas Temáticas, e neste caso os autores e a revista obedecerão a todos os itens citados na chamada, além das normas regulares de publicação vigentes.
 

APCs (TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO) E TAXA DE SUBMISSÃO

Acta Scientiarum. Education não cobra dos autores qualquer de taxa de submissão ou publicação.

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Continuando nossa tradição de excelência, informamos as melhorias editoriais que visam fortalecer a integridade dos artigos publicados por esta revista. Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

Com o objetivo de evitar a endogenia e garantir a diversidade dos autores publicados, exigimos que, após a publicação na revista, os autores aguardem, no mínimo, 2 anos até publicarem qualquer outro artigo no períodico.

- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

- na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

- todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

- a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.

3. Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:

a)   Os editores avaliarão os manuscritos com o sistema CrossCheck logo após a submissão. Primeiramente será avaliado o conteúdo textual dos artigos científicos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;

b)  Com os resultados, cabe aos editores e conselho editorial decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações;

c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

 Os artigos serão avaliados pelo comitê editorial da revista e, se aprovados, serão encaminhados à avaliação dos consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito para publicação se tiver dois pareceres favoráveis, e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, o artigo será enviado para um terceiro avaliador.


INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS:

1.  Acta Scientiarum. Education, ISSN 2178-5201 (on-line), é publicada pela Universidade Estadual de Maringá, na modalidade publicação contínua. 

2.  A revista publica textos originais de temáticas vinculadas a Educação sob dois eixos temáticos. O primeiro, História e Filosofia da Educação, tem por finalidade divulgar pesquisas a respeito dos processos formativos de natureza biográfica, institucional, social, formal e não-formal. O segundo, Formação de Professores, tem por objetivo divulgar estudos referentes aos aspectos norteadores da prática docente, como a Educação Básica e a Educação Superior, bem como os relacionados à vinculação entre pesquisa e docência. Como publicação de referência na área, a revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação.

3.  O(s) autor(es) se obriga(m) a declarar a cessão de direitos autorais e que seu manuscrito é um trabalho original, e que não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outro meio de divulgação científica sob pena de exclusão. Esta declaração encontra-se disponível no endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/about/submissions.

4.  Os relatos deverão basear-se nas técnicas mais avançadas e apropriadas à pesquisa. Quando apropriado, deverá ser atestado que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Biossegurança da instituição

5.  Os dados, ideias, opiniões e conceitos emitidos nos textos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

6. As submissões poderão ser feitas nos idiomas inglês, português, espanhol, francês e italiano. Para submissões a partir de 02 de outubro de 2017, os autores deverão realizar ou providenciar uma acurada revisão gramatical do artigo no idioma, a qual deverá ser atestada por meio do envio de uma declaração digitalizada (como documento suplementar), de acordo com  este modelo.

7.  Para dar maior visibilidade internacional a alguns dos artigos aprovados em Língua Portuguesa, os editores poderão solicitar aos autores que seja providenciada a tradução para o inglês da versão final do texto. 

8.  Os artigos serão avaliados pelo comitê editorial da revista e, se aprovados, serão encaminhados à avaliação dos consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito para publicação se tiver dois pareceres favoráveis, e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, o artigo será enviado para um terceiro avaliador. Todavia, é de responsabilidade do Conselho Editorial a decisão final.

9.  O Conselho Editorial reserva-se o direito de evitar a publicação de trabalhos de um mesmo autor em intervalos menores que duas edições. Os autores não poderão submeter nova proposta enquanto tiverem um artigo em processo de avaliação. 

10.  Os textos deverão ser submetidos pela internet, acessando o Portal ACTA, no endereço http://www.uem.br/acta.

11.  Estão listadas abaixo a formatação e outras convenções:

 a) No processo de submissão, deverão ser inseridos os nomes completos dos autores (no máximo quatro), número identificador (ID) do ORCID, seus endereços institucionais e o e-mail do autor indicado para correspondência.

 bOs artigos deverão ser subdivididos com os seguintes subtítulos: Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Resumen, Palabras Claves, Introdução, Conclusão/ Considerações finais e Referências.

 c)  O título, com no máximo vinte palavras, em português e inglês, deverá ser preciso. Também deverá ser fornecido um título resumido com, no máximo, seis palavras.

 dO resumo e o abstract (200 a 300 palavras),  deverá conter informações sucintas sobre o artigo e estar devidamente estruturado da seguinte forma: Fontes (iconográficas, impressas, digitais, etc); Objetivos; Metodologia; Resultados. Até seis Palavra-chave (recomenda-se não utilizar as palavras do título) deverão ser acrescentadas ao final do resumo e abstract..

e) As palavras-chave deverão estar adequadas ao padrão constante no Thesaurus Brasileiro da Educação (BRASED) e keywords no Thesaurus da UNESCO. O BRASED "é um vocabulário controlado que reúne termos e conceitos, extraídos de documentos analisados no Centro de Informação e Biblioteca em Educação (CIBEC), relacionados entre si a partir de uma estrutura conceitual da área”. O Thesaurus da UNESCO é um vocabulário controlado com uma lista cuidadosamente e selecionada  de termos da área de educação e organizado por assuntos nas línguas: portuguesa; espanhola; inglesa; francesa; russa. O acesso poderá ser feito em:"Thesaurus da UNESCO"

f) Os artigos deverão ter de 12 a 20 páginas digitadas, incluindo figuras, tabelas e referências. Deverão ser escritos em espaço 1,5 linhas e ter suas páginas e linhas numeradas. O trabalho deverá ser editado no Word, ou compatível, utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12. Exige-se a citação mínima de 6 autores distintos e suas referências.

 g) O trabalho deverá ser formatado em A4 e as margens do texto deverão ser: inferior, superior, direita e esquerda de 2,5 cm.

 h) O arquivo contendo o trabalho a ser anexado (transferido), durante a submissão, não poderá ultrapassar o tamanho de 2 MB, nem poderá conter qualquer tipo de identificação de autoria, inclusive na opção propriedades do Word.

 i) Tabelas, figuras e gráficos deverão ser inseridos no texto, logo após a sua citação. Ilustrações em cores serão aceitas para publicação.

 j)  As figuras e tabelas não deverão ultrapassar 17 cm de largura.

 k)  As figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravadas no formato jpg ou png.

 l) As citações deverão seguir os exemplos abaixo, que se baseiam na norma da American Psychological Association (APA).  Para citação no texto, usar o sobrenome e ano: Garraffoni (2007) ou (Garraffoni, 2007); para dois autores: Virtuoso e Rabelo (2015) ou (Virtuoso & Rabelo, 2015); para três a cinco autores (1.ª citação): Gheorghiu, Gruson e Vari (2008) ou (Gheorghiu, Gruson & Vari, 2008) e, nas citações subsequentes, Gheorghiu et al. (2008) ou (Gheorghiu et al., 2008); para seis ou mais autores, citar apenas o primeiro seguido de et al.: Cachioni et al. (2015) ou (Cachioni et al., 2015).

m) As fontes das citações de obras clássicas (até o século XVIII) deverão seguir normas próprias consagradas pela tradição, conforme exemplos abaixo: Exemplo 1 (autor como parte do texto): Homero exulta o povo: "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ninguém ceda ao sono [...]" (Ilíada, X, 173); Exemplo 2 (autor não faz parte do texto): "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ninguém ceda ao sono [...]" (Homero, Ilíada, X, 173); Exemplo 3 (citação textual de versos - edição original): "Non iam coniugium [...]" (Vergilio, Eneida, IV, 431-434). Todavia, as referências no final devem seguir o padrão APA vigente.

n) Para citações em língua estrangeira, em artigos em portugues, deverão obedecer o seguinte procedimento: no corpus do texto, a citação deverá ser em portugues com indicação da autoria da tradução e o original em nota de rodapé.

AUTOCITAÇÕES

A revista aceita um índice máximo de 5% de autocitações.

MODELOS DE REFERÊNCIAS

Deverão ser organizadas em ordem alfabética, alinhamento justificado, conforme os exemplos seguintes, que se baseiam na norma da American Psychological Association (APA). Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados, sem o local de publicação. As referências deverão conter o DOI.

ARTIGOS

Um autor

Saviani, D. (2015). Historiography of brazilian education: training and development field of the history of education in Brazil. Acta Scientiarum. Education, 37(1), 1-14. doi: 10.4025/actascieduc.v37i1.23680

Dois a sete autores (devem-se indicar todos os autores separados por vírgula, exceto o último que deve ser separado por vírgula seguido de &)

Virtuoso, T. S., & Rabelo, G. (2015). Escolas étnicas italianas: Urussanga como principal centro ítalo-brasileiro catarinense no início do século XX. Acta Scientiarum. Education, 37(1), 65-77. DOI: 10.4025/actascieduc.v37i1.22261

Gheorghiu, M. D., Gruson, P., & Vari, J. (2008). Trocas intergeracionais e construção de fronteiras nas experiências educativas das classes médias. Educação e Sociedade, 29(103), 377-399. DOI: 10.1590/s0101-73302008000200005

Oito ou mais autores (devem-se indicar os seis primeiros, inserir reticencias e acrescentar o último autor)

Cachioni, M., Ordonez, T. N., Batistoni, S. S. T., Lima-Silva, T. B., Fooken, I., Dornelles, L. V., ... Ramos, A. C. (2015). Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educação & Realidade, 40(1), 81-103. DOI: 10.1590/2175-623645741

ANAIS

Caporalini, J. B. (2005). O problema antropológico em O Nome da Rosa. In Anais da 4ª Jornada de Estudos Antigos e Medievais da Universidade Estadual de Maringá (p. 200-213). Maringá, PR.

LIVROS

Bowman, A. K., & Woolf, G. (1998). Literacy and power in the ancient world. Cambridge, UK: Cambridge University Press.

Adorno, T. W. (2003). Educação e emancipação. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Ucko, P. (1995). Archaeological interpretation in a world context. In I. Hodder (Ed.), Theory in archaeology: a world perspective (p. 1-27). Londres, UK: Routledge. DOI: 10.4324/9780203973288

TESE

Santos, V. S. (2007). A mediação docente na educação para mídia (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

Prazo médio entre submissão e publicação dos artigos publicados em 2018: 10 meses.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor";
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB);
  3. Todos os endereços de páginas da Internet, incluídas no texto (Ex: http://www.eduem.uem.br) estão ativos e prontos para clicar;
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos Times New Roman; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos. No máximo 20 páginas;
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista;
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares;
  7. Para assegurar a Avaliação Cega por Pares, não deverá ser citado no artigo o "GRUPO DE PESQUISA".
  8. Caso seu artigo seja aprovado e selecionado como o artigo em destaque da edição, os autores comprometem-se a produzir um Press Release, seguindo as recomendações da SciELO, e enviar ao periódico.
  9. No processo de submissão, deverão ser inseridos os nomes completos dos autores, número identificador do ORCID, seus endereços institucionais e o e-mail do autor indicado para correspondência.
 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS

Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.

Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais. 

Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.