Atividade antibacteriana de extratos do caule de <em>Cedrela fissilis</em> Vell. (Meliaceae)
Resumo
Cedrela fissilis Vell. (Meliaceae) é uma árvore nativa das florestas do Paraná, Brasil, utilizada na medicina popular como adstringente, emética, no combate à leucorréia e na lavagem de úlceras e feridas. Extratos de diferentes polaridades, obtidos do caule, foram utilizados para avaliar a atividade antimicrobiana sobre Staphylococcus aureus e Escherichia coli. Do extrato hexânico foi isolada uma mistura de sitosterol (50,40%), estigmasterol (21,70%) e campesterol (22,80%), que apresentou uma concentração mínima inibitória (CIM) de 0,5mg/mL sobre Staphylococcus aureus.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.