Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Acta Scientiarum. Language and Culture?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

Acta Scientiarum. Language and Culture é publicada sob o modelo Acesso Aberto e permite a qualquer um a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 3.0.

APCs (TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO) E TAXA DE SUBMISSÃO

Acta Scientiarum. Language and Culture não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Continuando nossa tradição de excelência, informamos as melhorias editoriais que visam fortalecer a integridade dos artigos publicados por esta revista. Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

- na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

- todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

- a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.

3. Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:

a)   Os editores avaliarão os manuscritos com o sistema CrossCheck logo após a submissão. Primeiramente será avaliado o conteúdo textual dos artigos científicos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;

b)  Com os resultados, cabe aos editores e conselho editorial decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações;

c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

 INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS:

1.  Acta Scientiarum. Language and Culture, ISSN 1983-4683 (on-line), é publicada trimestralmente pela Universidade Estadual de Maringá.

2.  O periódico aceita a publicação de temas gerais e específicos relacionados à área de Letras e Linguística nas categorias: a) artigo (relatos de pesquisa, revisão de literatura, estudo teórico, relato de experiência profissional e debate) e b) resenha de livros recém-publicados. Como publicação de referência na área, a revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação.

3.  Os autores se obrigam a declarar a cessão de direitos autorais e que seu manuscrito é um trabalho original, e que não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outro meio de divulgação científica sob pena de exclusão. Esta declaração encontra-se disponível no endereço: http://periodicos.uem.br/ ojs/index.php/ActaSciLangCult/about/submissions.

4.  Os dados, ideias, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Os relatos deverão basear-se nas técnicas mais avançadas e apropriadas à pesquisa. Quando apropriado, deverá ser atestado que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Biossegurança da instituição

5.  As submissões poderão ser feitas nos idiomas inglês, português, espanhol, francês e italiano. Para submissões a partir de 01 de janeiro de 2018, os autores deverão providenciar a revisão gramatical no idioma (e enviar a declaração da revisão como documento suplementar).

6. Para os artigos aprovados, os editores reserva-se o direito de solicitar, aos autores, que seja providenciada a tradução para o inglês da versão final do texto.

7.  Os artigos serão avaliados por consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito para publicação mediante dois pareceres favoráveis, e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de pareceres discordantes, o artigo será enviado a um terceiro parecerista. A decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Conselho Editorial.

8.  O Conselho Editorial reserva-se o direito de evitar a publicação de trabalhos de um mesmo autor em intervalos menores que duas edições. Os autores não poderão submeter nova proposta enquanto tiverem um artigo em processo de avaliação. 

9.  Os artigos deverão ser submetidos pela internet, acessando o Portal ACTA, no endereço http://www.uem.br/acta.

10.  Estão listadas abaixo a formatação e outras convenções:

a) Os artigos conterão necessariamente os seguintes itens: Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Conclusão/Considerações finais e Referências; esses itens não deverão ser numerados. Os demais itens serão apresentados em função da especificidade do texto proposto em 2.

b) O título, com no máximo vinte palavras, em português e inglês, deverá ser preciso. Deverá ser fornecido, também, um título resumido com, no máximo, seis palavras.

c)  No processo de submissão, deverão ser inseridos os nomes completos dos autores (no máximo três), número identificador (ID) do ORCID, seus endereços institucionais, e o e-mail do autor indicado para correspondência.

d) O resumo (bem como o abstract), não excedendo 200 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o tema e o objetivo da pesquisa, a abordagem teórica, os métodos empregados, os resultados e a conclusão. Deverão ser acrescentadas até seis palavras-chave após o resumo e o abstract, que não estejam citadas no título. Não serão aceitos abstracts produzidos por versão eletrônica, como, por exemplo, o tradutor de computador.

e)  Os artigos não deverão exceder 20 páginas digitadas, incluindo figuras, tabelas e referências. Deverão ser escritos em espaço 1,5 linhas e ter suas páginas numeradas. O trabalho deverá ser editado no Word, ou compatível, utilizando Times New Roman fonte 12, formatado em A4 e todas as margens do texto deverão ser de2,5 cm.

f)  Tabelas, figuras e gráficos deverão ser inseridos no texto, logo após a sua citação. Ilustrações em cores não serão aceitas para publicação. As figuras e as tabelas deverão ter preferencialmente7,65 cm de largura e não deverão ultrapassar16 cm. As figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravados no formato jpg ou png. Juntamente com o artigo, deverá ser encaminhada por escrito a permissão de uso da ilustração.

g) Anexos e notas de rodapé devem ser evitados.

h) O arquivo contendo o trabalho que deverá ser anexado (transferido), durante a submissão, não poderá ultrapassar o tamanho de 2 MB, nem poderá conter qualquer tipo de identificação de autoria, inclusive na opção propriedades do Word.

i)  Artigos científicos redigidos em língua inglesa terão prioridade na pauta de publicação da revista, desde que respeitado o limite de 20% em cada fascículo.

j) As citações deverão seguir os exemplos abaixo, que se baseiam na norma da American Psychological Association (APA). Para citação no texto, usar o sobrenome e ano: Baltar (2006) ou (Baltar, 2001); para dois autores: Angelo e Menegassi (2008) ou (Angelo & Menegassi, 2008); para três a cinco autores (1.ª citação): Gomes, Cárdenas, Alves, e Lopes (2008) ou (Gomes, Cárdenas, Alves, & Lopes, 2008) e, nas citações subsequentes, Gomes et al. (2008) ou (Gomes et al., 2008); para seis ou mais autores, citar apenas o primeiro seguido de et al.: Swami et al. (2008) ou (Swami et al., 2008).

AUTOCITAÇÕES

A revista aceita um índice máximo de 5% de autocitações.

 MODELOS DE REFERÊNCIAS

Deverão ser organizadas em ordem alfabética, alinhamento justificado, conforme os exemplos seguintes, que se baseiam na norma da American Psychological Association (APA). Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados, sem o local de publicação. As referências deverão conter o DOI.

 ARTIGOS

Um autor

Schneider, L. (2015). Abjection and violence in Monoceros, by Suzette Mayr. Acta Scientiarum. Language and Culture, 37(1), 1-7. doi: 10.4025/actascilangcult.v37i1.24579

Dois a sete autores (devem-se indicar todos os autores separados por vírgula, exceto o último que deve ser separado por vírgula seguido de &)

Angelo, C., & Menegassi, R. (2008). Desempenhos em leitura nas séries finais de ciclo. Acta Scientiarum. Language and Culture, 30(2), 129-137. DOI: 10.4025/actascilangcult.v30i2.698

Gomes, L., Cárdenas, C., Alves, V., & Lopes, C. (2008). Reflexões sobre a imagem da velhice mostrada no filme “Elsa e Fred. um amor de paixão". Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 30(1), 25-34. DOI: 10.4025/actascihumansoc.v30i1.365

Oito ou mais autores  (devem-se indicar os seis primeiros, inserir reticencias e acrescentar o último autor)

Swami, V., Malpass, F., Havard, D., Benford, K., Costescu, A., Sofitiki, A., … Taylor, D.  (2013). Metalheads: the influence of personality  and individual differences on preferences for heavy metal. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 7(4), 377-383. DOI: 10.1037/a0034493

LIVROS

Gettleman, M. E., Franklin, J., Young, M., & Franklin, H. B. (1995). Vietnam and America: a documented history (2nd ed.). New York, NY: Grove Press.

Wilson-Tagoe, N. (2007). Representing culture and identity: African women writers and national cultures. In C. M. Cole, T. Manuh, & S. F. Miescher (Ed.), Africa after gender? (p. 223-238). Bloomington, MN: Indiana University Press.

MONOGRAFIA, DISSERTAÇÃO E TESE

Alves, E. R. F. (2007). Outremização e revide de colonizado e colonizador em The Narrative of Jacobus Coetzee (1974), de J. M. Coetzee (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

Magnabosco, G. G. (2011). A construção do texto opinativo no hipergênero blog: análise de comentários do blog papo de amiga da Revista Capricho (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Maringá, Maringá. Recuperado de http://nou-rau.uem.br/nou-rau/document/?code=vtls000190562

ANAIS

Fuzza, A. (2006).  A escrita no livro didático. In Anais do 1º Congresso Nacional de Linguagem em Interação (p. 101-109). Maringá, PR.

JORNAIS
Silva, M. (2005, 6 de março). O espaço da leitura na sala de aula. Jornal do Povo, Caderno D, p. 4.

Ministério lança dados sobre Prova Brasil. (2005, 3 de dezembro). Folha de S. Paulo, p. 15.

DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

Ribeiro, G. (2007). O afro-descendente no livro didático de Língua Portuguesa. Recuperado de http://www.escrita.uem.br/story.jsp?id=911

Prazo médio entre submissão e publicação dos artigos publicados em 20169 meses.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada por outra revista.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF (desde que não ultrapasse 2MB).
  3. Todos os endereços de páginas da Internet, incluídas no texto (Ex: http://www.eduem.uem.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos Times New Roman; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos. No máximo 20 páginas.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção propriedades do Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
  7. Para assegurar a Avaliação Cega por Pares, não deverá ser citado no artigo o "GRUPO DE PESQUISA".
 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS

Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.

Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais. 

Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.