Papéis de professor e de aluno em fóruns on-line de língua portuguesa

Fabiana Poças Biondo

Resumo


O trabalho discute alguns resultados de uma pesquisa sobre a construção colaborativa de conhecimentos nos fóruns on-line de uma disciplina de Morfologia da língua portuguesa, tendo em vista a questão específica dos papéis sociointeracionais assumidos pela professora e pelos alunos nas interações nos fóruns e discutindo a hipótese de desestabilização dos papéis tidos como próprios a um e a outro em situações educacionais. A partir da Linguística Aplicada, o faz em perspectiva interpretativista e de modo interdisciplinar, mobilizando aportes teóricos sobre fórum on-line (Montero, Watts, & Garcia-Carbonell, 2007; Cassany, 2012; Cunha, 2012), sobre o fórum como prática social (Biondo, 2015), sobre aprendizagem colaborativa on-line (Harasim, 2012), entre outros. Os resultados mostram que tanto a professora quanto os alunos assumem diversos papéis nas interações nos fóruns, por vezes de modo a manter os papéis tradicionalmente estabelecidos a cada um, por vezes de modo a desestabilizar esses papéis. Embora haja deslocamento de poderes em andamento nessa prática de construção de conhecimentos mediada pela Internet, mostra-se também muito presente a dificuldade de agência dos sujeitos no sentido de romper com estruturas sociais estabelecidas.

 


Palavras-chave


interação; aprendizagem digital; morfologia; práticas; desestabilização; manutenção.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.33745





ISSN 1983-4675 (impresso) e 1983-4683 (on-line) e-mail: actalan@uem.br

  

Resultado de imagem para CC BY