Nota de esclarecimento.

Quinta-feira, 11/10/2018 ocorreu um problema no sistema de periódicos da UEM. Em virtude disso, foi necessário restaurar um backup de 10/10/2018, quarta-feira 08h00.

Assim, solicitamos aos editores que revejam as atividades deste dia, pois elas foram perdidas e devem ser refeitas. Antecipadamente pedimos desculpas pelos transtornos, mas o problema foi alheio as nossas atividades.

Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação

Cristina Manuela Sá, Maria Cristina Vieira da Silva, Maria João Bártolo Macário

Resumo


A constante mutação característica da sociedade do séc. XXI exige um modelo de educação centrado no desenvolvimento de competências. A proficiente comunicação oral e escrita faz parte dessas competências essenciais e deve ser promovida através do ensino ‘de’ e ‘em’ Português. Neste contexto, cabe igualmente a reflexão sobre as representações da língua portuguesa (LP) que advêm da forma como esta é ensinada/aprendida. Daí que uma equipa de um laboratório de investigação esteja a promover estudos exploratórios sobre esta problemática, visando traçar um perfil dos estudantes (em formação inicial e pós-graduada) e, a partir desse conhecimento, encontrar estratégias para alterar as suas representações sobre a LP, o que se irá refletir nas representações dos seus futuros alunos. Adotou-se uma metodologia de índole qualitativa associada ao estudo de caso, recorrendo-se ao inquérito por questionário para a recolha de dados, que foram objeto de análise de conteúdo. Este artigo refere-se a um estudo exploratório tendo por informantes futuros profissionais da Educação a frequentar o 1.º ano de uma licenciatura em Educação Básica, que revelaram representações sobre a LP demasiado presas à sua origem geográfica e lacunas quanto à sua variação pouco compatíveis com a inserção numa sociedade multicultural e plurilingue do séc. XXI.

 


Palavras-chave


língua materna; valor da língua portuguesa; perceções; formação de professores.

Texto completo:

PDF (baixado


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.35286





ISSN 1983-4675 (impresso) e 1983-4683 (on-line) e-mail: actalan@uem.br

  

Resultado de imagem para CC BY