Avaliação do desempenho das escolas públicas por meio de Data Envelopment Analysis - DOI: 10.4025/actascitechnol.v31i1.1547

Sebastião Geraldo Barbosa, Volmir Eugênio Wilhelm

Resumo


Este trabalho procura analisar o desempenho das escolas de ensino fundamental e médio do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí - Paraná. A avaliação será feita via DEA (Data Envelopment Analysis). As variáveis, classificadas em dois grupos (insumos e produtos), foram extraídas de questionários aplicados diretamente nas escolas e de dados registrados no site Dia-a-dia Educação. Inicialmente, mediu-se o grau de relacionamento entre os dois grupos de variáveis, indicando que, na média, os insumos conseguem explicar, aproximadamente, 37% dos resultados das escolas de ensino fundamental e 51% dos resultados de ensino médio (produtos). Calculadas as eficiências, considerando o modelo DEA CCR, tem-se que, aproximadamente, 55% das escolas estão funcionando com eficiência, com um escore médio de 0,965. Os resultados são um indicativo de possíveis falhas relacionadas à gestão e oferecem subsídios aos Diretores das Escolas nas tomadas de decisões e ao poder público no direcionamento de recursos e esforços para que as escolas ineficientes funcionem eficientemente.

Palavras-chave


Data Envelopment Analysis; correlação canônica; educação

Texto completo:

PDF (baixado


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/actascitechnol.v31i1.1547





ISSN 1806-2563 (impresso) e ISSN 1807-8664 (on-line) e-mail: actatech@uem.br

  

Resultado de imagem para CC BY