Tabela periódica interativa: “um estímulo à compreensão”

Rosana Cristina Manharelo Trassi, Ana Mauriceia Castellani, Jose Eduardo Gonçalves, Eduardo Aparecido Toledo

Resumo


A tabela periódica é uma dos conteúdos mais importantes no Ensino de Química, sendo dividida entre diferentes tipos de elementos, baseando-se nas configurações eletrônicas. A compreensão do seu significado e dos dados contidos é fundamental no Ensino de Química. A utilização de meios que facilitem, ou que de alguma forma colaborem nesta compreensão, auxiliaria na abordagem da química principalmente para alunos de segundo grau. Neste trabalho, foi avaliada a utilização da Tabela Periódica Interativa (http://www.merckquimica.com.br), em atividades envolvendo o computador e os livros didáticos utilizados pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio. Verificou-se uma grande interação entre os alunos e o conteúdo e ótima flexibilidade destes conteúdos. Estes resultados devem-se principalmente ao caráter interativo do computador e a grande agilidade nas previsões sobre propriedades e reatividades químicas, bem como na associação entre o histórico da tabela periódica e a descoberta dos respectivos elementos químicos

Palavras-chave


Ensino de Química; tabela periódica; Internet; alunos do ensino médio

Texto completo:

PDF (baixado


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/actascitechnol.v23i0.2757





ISSN 1806-2563 (impresso) e ISSN 1807-8664 (on-line) e-mail: actatech@uem.br

  

Resultado de imagem para CC BY