Custos, desempenho e estrutura educacional do ensino fundamental: uma análise no município de Rolândia/PR

Davi Winter Catelan, Leticia Fernandes de Negreiros, Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Sérgio Carlos Carvalho

Resumo


Este artigo objetiva analisar as relações entre custos, desempenho e estrutura das diferentes unidades escolares de ensino fundamental da cidade de Rolândia/PR. O estudo tem caráter quantitativo e descritivo, desenvolvendo uma pesquisa de levantamento no município de Rolândia/PR. Para a analise dos dados utiliza-se a estatística descritiva e a análise de correlação. Como resultado, verifica-se que há assimetrias na relação custo/aluno existente entre as escolas pesquisadas, sendo necessário realizar novos estudos para verificar possíveis causas dessas diferenças encontradas. Ademais, nota-se que as escolas que obtiveram maior custo/aluno não necessariamente apresentaram os melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica [IDEB]. Outro dado do estudo, revelado pela análise de correlação, é de que professores mais experientes conseguem extrair um melhor aprendizado dos alunos. Convém destacar que este trabalho é um esforço inicial para que se desenvolva junto aos municípios mecanismos para melhor gerenciamento dos serviços públicos.

Texto completo:

PDF (baixado


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v35i1.28626



ISSN 1984-882X (on-line)