Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Espaço Acadêmico?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Para navegação utilizar o MOZILLA FIREFOX, CHROME ou SAFARI

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

Revista Espaço Acadêmico é publicada sob o modelo Acesso Aberto e permite a qualquer um a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0).

APCs (TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO) E TAXA DE SUBMISSÃO

Revista Espaço Acadêmico não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Continuando nossa tradição de excelência, informamos as melhorias editoriais que visam fortalecer a integridade dos artigos publicados por esta revista. Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

- na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

- todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

- a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.

 Diretrizes para Autores

Os artigos e/ou resenhas deverão ser submetidos pela internet, acessando o Portal de Periódicos da Universidade Estadual de Maringá

1) A revista publica artigos originais em todas as áreas do conhecimento.

2) Os autores devem informar se o texto é inédito, isto é, se não foi publicado.

3) Os artigos que estiverem de acordo com as "Diretrizes para Autores" e as condições de submissão serão encaminhados à análise prévia da Comissão Editorial da revista.

3.1. Os artigos aceitos pela Comissão Editorial serão encaminhados à avaliação dos consultores Ad hoc da revista.

4) Os procedimentos de análise e apreciação dos artigos pelos pareceristas são realizados com o anonimato dos autores dos respectivos trabalhos e dos pareceristas ("avaliação cega"). Não se identifique no corpo do texto, nem nas propriedades do arquivo. Inclua o resumo biográfico ao submeter (metadados da sumissão).

5) Os trabalhos submetidos devem seguir a seguinte formatação e padrão:

a) Os artigos devem ser, preferencialmente, de autoria única;

b) Não será aceitoa artigo em co-autoria com mais de dois autores

c) Não será aceito submissões em co-autoria que envolva orientandos(as) e orientadores(as)

d) Os artigos deverão conter: resumo, palavras-chave, abstract, key words e referências bibliográficas;

e) O resumo (bem como o abstract), não excedendo 200 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o artigo. Até seis palavras-chave deverão ser acrescentadas ao final, tanto do resumo como do abstract, que não estejam citadas no título.

f) Os artigos não deverão exceder 15 páginas (mínimo 10 páginas), incluindo tabelas e referências bibliográficas. Deverão ser escritos em espaço 1,5 cm, utilizando Times New Roman fonte 12, em formato A4 e as margens do texto deverão ser: inferior, superior, direita e esquerda de 3 cm;

g) Imagens, gráficos e ilustrações em geral, devem ser enviadas em separado, emformato JPG ou GIF, no menor tamanho (em KB) possível. O autor (a) deve indicar onde colocar.

h) As notas de rodapé devem ser apenas de caráter explicativo.

i) As citações bibliográficas deverão seguir os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Citação no texto, usar o sobrenome e ano: Caporalini (2005) ou (CAPORALINI, 2005); para dois autores Veiga e Santos (2008) ou (VEIGA; SANTOS, 2008); três ou mais autores, utilizar o primeiro e após et al. (GHEORGHIU et al., 2008):

MODELOS DE REFERÊNCIAS

Deverão ser organizadas em ordem alfabética, justificado, conforme os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Listar todos os autores do trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados.

Livros

ABRANCHES, S. H.; SANTOS, W. G.; COIMBRA, M. A. Política social e combate à pobreza. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

SPIVAK, G. Quem reivindica alteridade? In: HOLLANDA, H. B. Tendências e impasses. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 187-205.

Artigos

GHEORGHIU, M. D.; GRUSON, P.; VARI, J. Trocas intergeracionais e construção de fronteiras nas experiências educativas das classes médias.Educação & Sociedade, v. 29, n. 103, p. 377-399, 2008.

VEIGA, L. F.; SANTOS, A. S. O referendo das armas no Brasil: estratégias de campanha e comportamento do eleitor. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 23, n. 66, p. 59-77, 2008.

GOMES, L.; CÁRDENAS, C. J.; ALVES, V. P.; LOPES, C. Reflexões sobre a imagem da velhice mostrada no filme “Elsa e Fred. Um amor e paixão”.Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 30, n. 1, p. 25-34, 2008.

Internet

SILVA, A. O. Um olhar sobre a Literatura: reflexões sobre a sua contribuição político-pedagógica. In: Revista Espaço Acadêmico, n. 91, dezembro de 2008. Disponível emhttp://www.espacoacademico.com.br/091/91ozai.htm. Acesso em 06.04.2009.

Anais

CAPORALINI, J. B. O problema antropológico em O Nome da Rosa. In: JORNADA DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, 4., 2005, Maringá. Anais…Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2005. p. 200-213.

Tese

SANTOS, V. S. A mediação docente na educação para mídia. 2007. 179f. Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2007.

j) Da bibliografia devem constar apenas as obras efetivamente utilizadas.

6) Resenhas:

a) a obra resenhada deve ser atual, publicada e/ou reeditada em até dois anos, no máximo, tendo como referência a data de submissão;

b) a resenha não deve ultrapassar o máximo de quatro páginas, ou oito mil caracteres, incluindo espaços, e devem conter todas as informações sobre a obra e autor (em destaque no início do texto) e título diferenciado da obra resenhada;

c) a formatação deve seguir o indicado acima.

Observações:

A Espaço Acadêmico não veicula conteúdos racistas, sexistas ou que firam a integridade das pessoas. Ela se define, sobretudo, por um princípio ético que poderia ser resumido em duas palavras: honestidade intelectual, isto é, o comprometimento de todos aqueles que colaboram com este espaço de reflexão no sentido de preservar a integridade da pesquisa crítica sem qualquer concessão a interesses de cunho partidário, ideológico ou de restrito sentido social.

Os artigos publicados não expressam necessariamente as opiniões do coletivo da revista. Os autores, considerados individualmente, são responsáveis por suas opiniões e posições.

As submissões que não estiverem de acordo com as "Diretrizes" serão arquivadas; no caso dos(as) graduandos(as), sugere-se que as submissões sejam encaminhadas à Revista Urutágua, especialmente dedicada à produção discente.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 5MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço 1,5cm; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis emAssegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. Se a submissão é em co-autoria, esta não envolve vínculo de orientação

 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Declaro que o presente artigo é original, isto é, não foi publicado em qualquer outro periódico nacional ou internacional.

Obs.: A REA adota a política copyleft, isto é, após a publicação é livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Instructions for authors

The essays and/or book reviews must be submitted through the Internet, through the Portal de Periódicos da Universidade Estadual de Maringá

1.The magazine publishes original articles and essays in all areas.

2. The authors must inform if the text has never been published.

3. Articles and essays that have been created according to the “Instructions for Authors” (Diretrizes para Autores) and according to the “submission guidelines” will be forwarded to the Comissão Editorial of the magazine for a first analysis.

3.1. Articles and essays (conditionally) accepted by the Comissão Editorial will be forwarded to the Ad hoc peer reviewers.

4. The analyses and reviews are anonymous. Neither the person submitting the work, not the  peers  who do the reviews are known to one another (“blind review”). Do not identify yourself in the text or in the document/s. Do not use headers or footers with your name. When you send your work, include the small biography as a separate document (metadados da submissão).

5. About the text:

            a. The work should preferentially have only one author.

            b. No article/essay with more than two authors will be accepted.

            c. Espaço Acadêmico does not accept submissions involving advisor/s and    advisee/s.

            d. The articles/essays must contain: abstract/ key words, and bibliography.

            e. The abstract cannot exceed 150 words. It must contain succinct       information about the article. Up to six key words are to be added at the end    of the abstract, using words not contained in the title of the essay/article.

            f. The articles/essays must go from 10 to 15 pages, including tables and         bibliography. The text should be presented in space 1.5, type Times New       Roman, size 12, format A4 (usual paper size), and the margins of   the      text must be 3cm (lower, upper, right and left margins).

            g. Images, graphs and illustrations must be sent separately in format JPG or GIF in the smallest size (KB) possible. The author/s must indicate where the          illustrations should be placed in the text.

            h. Footnotes should only contain relevant explanations.

            i. The bibliography should follow the examples given below, which are based           on the ABNT style. Quotes used in the text should use the last name and the             year: Caporalini (2005) or (CAPORALINI, 2005); when there are two authors,         see Veiga and Santos (2008) or (VEIGA; SANTOS, 2008); when there are     three or more authors, use the first author et al. (BHORGHIU et al., 200).

            (See more examples of bibliographical references at the end.)

            j. Only works that have been used in the research should be named in the Bibliography.

6) Submission of Book Reviews:

a. The  book under review must be recent, published or reprinted within the past two years at most. The date has to appear when reviewer submits the book review.

b. The book review should not be longer than four pages or eight thousand characters, including spaces, and these pages should contain all the information about the reviewed work; the review should identify the author  of the book (appearing in the beginning of the text), and a title different from the title of the book being reviewed.

Observations:

Espaço Acadêmico does not publish work containing racist, sexist, or other views that hurt the integrity of or offend anyone. REA defines itself mostly by an ethical principle that can be summarized in two words: intellectual honesty;  that is, the magazine focuses on the commitment by everyone who contribute to this space of intellectual reflection to preserve the integrity of critical research without any concession to partisan or ideological interests.  

The articles published at REA do not necessarily express the opinions of the Board of Editors of the magazine. The authors, considered individually, are responsible for their opinions and positions.

The submissions that do not follow the “Instructions” will be shelved; if any student wants to submit his/her work, we suggest that you direct your submissions to Revista Urutágua, which is dedicated to promote students’ production.

Conditions for submission

As part of the submission process, the authors are required to verify that their text follows the steps delineated below. The submissions that do not follow the norms will be sent back to the authors.

1. The contribution must be original and not previously published, and it cannot be under evaluation for publication in another magazine; if your submission falls within these categories, justify the circumstances in the “Comentários ao Editor.”

2. The texts for submission must be presented in Microsoft Word, or OpenOffice, or RTF (as long as they are not larger than 5MB).

3. URLs for the references must be informed when necessary.

4. The text must be presented in space 1.5, font size 12, using italics and not underline (except in the URL addresses).

5. The text must follow the styles and bibliographic norms described in “Instructions for Authors” in the section About the Magazine.

6. The identification of the author/s must be removed from the text. This is necessary so the magazine can guarantee an unbiased peer review of the text.

7. If the submission has two authors, REA will only accept it if the text is not the product of a teacher/student relationship.

COPYRIGHT

DECLARATION OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT RELEASE

I declare that this essay/article is original, and has not been published in any other national or international venue.

Observation: REA adopts the policy of copyleft, that is, after the publication of a text, its reproduction for non-commercial purpose, as long as the author and the source are given and this note is included in the publication.

PRIVACY POLICY

The names and addresses given to this magazine will be used exclusively for the use of the publication, and will never be made available to others.

EXAMPLES 0F BIBLIOGRAPHIC REFERENCES

The bibliography entries should appear in alphabetical order. All authors used should be named. The titles of periodicals should be complete and never abbreviated.

Books:

ABRANCHES, S. H.; SANTOS, W. G.; COIMBRA, M. A. Política social e combate à pobreza. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

SPIVAK, G. Quem reivindica alteridade? In: HOLLANDA, H. B. Tendências e impasses. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 187-205.

Essays:

GHEORGHIU, M. D.; GRUSON, P.; VARI, J. Trocas intergeracionais e construção de fronteiras nas experiências educativas das classes médias.Educação & Sociedade, v. 29, n. 103, p. 377-399, 2008.

VEIGA, L. F.; SANTOS, A. S. O referendo das armas no Brasil: estratégias de campanha e comportamento do eleitor. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 23, n. 66, p. 59-77, 2008.

GOMES, L.; CÁRDENAS, C. J.; ALVES, V. P.; LOPES, C. Reflexões sobre a imagem da velhice mostrada no filme “Elsa e Fred. Um amor e paixão”.Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 30, n. 1, p. 25-34, 2008.

Internet:

SILVA, A. O. Um olhar sobre a Literatura: reflexões sobre a sua contribuição político-pedagógica. In: Revista Espaço Acadêmico, n. 91, dezembro de 2008. Disponível emhttp://www.espacoacademico.com.br/091/91ozai.htm. Acesso em 06.04.2009.

Proceedings:

CAPORALINI, J. B. O problema antropológico em O Nome da Rosa. In: JORNADA DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, 4., 2005, Maringá. Proceedings…Maringá:

Universidade Estadual de Maringá, 2005. p. 200-213.

Dissertations and Theses:

SANTOS, V. S. A mediação docente na educação para mídia. 2007. 179f. Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2007.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 5MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço 1,5cm; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. Se a submissão é em co-autoria, esta não envolve vínculo de orientação
 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS

Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.

Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.

Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.