Nota de esclarecimento.

Quinta-feira, 11/10/2018 ocorreu um problema no sistema de periódicos da UEM. Em virtude disso, foi necessário restaurar um backup de 10/10/2018, quarta-feira 08h00.

Assim, solicitamos aos editores que revejam as atividades deste dia, pois elas foram perdidas e devem ser refeitas. Antecipadamente pedimos desculpas pelos transtornos, mas o problema foi alheio as nossas atividades.

Imagem para capa

User Experience – Essencial para Usabilidade de Produtos

Antonio Mendes Silva Filho

Resumo


Usabilidade tem sido um dos fatores utilizados por empresas para conquistar novos usuários (consumidores). De acordo com a Norma 9241-11 da ISO (International Organization for Standardization), a usabilidade é definida como “The extent to which a product can be used by specified users to achieve specified goals with effectiveness, efficiency, and satisfaction in a specified context of use”. Esses objetivos compreendem a base do que é denominado “user experience”. Mas, o que é user experience? Trata-se da experiência do usuário quando interage com produtos ou serviços. Um produto pode ser qualquer coisa como, por exemplo, um notebook, um aparelho celular ou smartphone, um painel de automóvel ou software. Qualquer desses produtos ou até serviços (como oferecidos em web sites), têm a usabilidade como atributo determinante da qualidade perceptível aos usuários. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é discutir e explorar experiência e percepção do usuário no uso e adoção de novas tecnologias. O artigo destaca como a Apple tem inovado em seus produtos provendo usabilidade levando em consideração a experiência do usuário.

Palavras-chave


Usabilidade, user experience, design

Texto completo:

PDF (baixado




Direitos autorais