Nota de esclarecimento.

Quinta-feira, 11/10/2018 ocorreu um problema no sistema de periódicos da UEM. Em virtude disso, foi necessário restaurar um backup de 10/10/2018, quarta-feira 08h00.

Assim, solicitamos aos editores que revejam as atividades deste dia, pois elas foram perdidas e devem ser refeitas. Antecipadamente pedimos desculpas pelos transtornos, mas o problema foi alheio as nossas atividades.

Imagem para capa

Entre o libertário e o estadista: sobre os diálogos democráticos de Antônio Sérgio

Maro Lara Martins

Resumo


Da extensa obra de Antônio Sérgio, Diálogos de Doutrina Democrática pode ser considerado exemplo de reflexão política dirigida ao problema específico do poder e seus corolários, a partir de imagens geradas por diferentes esforços de invenção intelectual. Se relacionam ao lugar do narrador, à definição das bases da sociabilidade, aos modelos de justiça e aos critérios de racionalidade, no que diz respeito à ideia de democracia, à Liberdade e autoridade, à ideia de tempo histórico, aos paradigmas e exemplos de política, ao Estado, ao problema da economia capitalista e do cooperativismo, e, às ideias de reforma e revolução.


Palavras-chave


Portugal; Antonio Sergio; sociologia

Texto completo:

PDF (baixado




Direitos autorais