Nota de esclarecimento.

Quinta-feira, 11/10/2018 ocorreu um problema no sistema de periódicos da UEM. Em virtude disso, foi necessário restaurar um backup de 10/10/2018, quarta-feira 08h00.

Assim, solicitamos aos editores que revejam as atividades deste dia, pois elas foram perdidas e devem ser refeitas. Antecipadamente pedimos desculpas pelos transtornos, mas o problema foi alheio as nossas atividades.

Imagem para capa

O esvaziamento da cultura

Andressa Paula de Andrade

Resumo


Trata-se da resenha da obra "A civilização do espetáculo: uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura" de autoria de Mario Vargas Llosa, ganhador do Nobel de Literatura em 2010. O trabalho busca compreender este tempo em que a diversão assume maior relevância em detrimento da cultura profunda e reflexiva. Destarte, a todo momento se olha para o passado com vistas a examinar este fenômeno que se tornou um verdadeiro "esvaziamento cultural". Outrossim, busca-se elucidar que embora ocorra um progresso científico, acesso a educação e a tecnologia de forma vertiginosa, isso não significa que a as artes avançaram na mesma velocidade, pelo contrário, acabou estagnando e já não visa mais a modificação de estruturas, mas apenas entreter.

Palavras-chave


Cultura; Entretenimento.

Texto completo:

PDF (baixado




Direitos autorais