Imagem para capa

Memória, história e representações: acreditam os replicantes em suas reminiscências?

Weber Abrahão Jr

Resumo


Este artigo resulta de leituras feitas no Mestrado Profissional em História, na UFG, Regional Catalão, para aproveitamento da disciplina Imaginários e Narrativas no Ensino de História. A partir dos conceitos de memória, história e representação, como analisados por diversos autores, o objetivo do artigo é dialogar com livro e filme, icônicos produtos da indústria cultural: Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, é o livro, de Philip Kindred Dick;  Blade Runner, O Caçador de Androides, é sua adaptação cinematográfica. A trama como desenvolvida nas obras, embora distinta em diversos pontos, permite exercício teórico necessário à formação intelectual do professor-pesquisador. Desse modo, o artigo é uma narrativa permeada pela memória afetiva do autor em relação às obras analisadas, constituindo-se em atividade didática a serviço da formação do professor-pesquisador.


Palavras-chave


Professor pesquisador; Blade Runner; memória afetiva

Texto completo:

PDF (baixado




Direitos autorais 2016 Revista Espaço Acadêmico