Imagem para capa

Percepção de discentes de um curso de Pedagogia em relação à didática: marcas da despolitização

Márden Pádua Ribeiro

Resumo


O artigo é resultado de pesquisa realizada em curso de Pedagogia privado de Belo Horizonte e consiste em um grupo focal realizado com graduandos a partir da seguinte questão: qual o papel da disciplina de Didática na formação do pedagogo? A partir deste tema, as discussões se desdobraram para a centralidade da temática do conhecimento como dimensão central no campo da Didática.Foi possível perceber uma concepção instrumental acerca da Didática e despolitizada no que tange ao conhecimento. O trabalho defende a superação de uma concepção instrumental de Didática e de uma percepção ingênua face ao conhecimento. Reitera a importância na percepção da Didática em suas múltiplas dimensões, para além do instrumentalismo. Ressalta ainda a necessidade de se discutir a temática do conhecimento de modo problematizado, recusando sua pretensa neutralidade.

Palavras-chave


Didática; Currículo; Conhecimento

Texto completo:

PDF (baixado




Direitos autorais 2017 Revista Espaço Acadêmico