Nota de esclarecimento.

Quinta-feira, 11/10/2018 ocorreu um problema no sistema de periódicos da UEM. Em virtude disso, foi necessário restaurar um backup de 10/10/2018, quarta-feira 08h00.

Assim, solicitamos aos editores que revejam as atividades deste dia, pois elas foram perdidas e devem ser refeitas. Antecipadamente pedimos desculpas pelos transtornos, mas o problema foi alheio as nossas atividades.

Imagem para capa

Teoria do Estado e estratégia socialista no século XX: Lênin, Gramsci e os eurocomunistas

Pedro Felipe Narciso

Resumo


O presente trabalho discorre sobre a teoria de Estado e a estratégia socialista em três diferentes momentos do século XX, abarcando a análise sobre a concepção de Lênin, desenvolvida ainda na primeira e segunda década do século passado; a de Gramsci, elaborada entre o fim dos anos de 1920 e começo dos anos de 1930; e a dos eurocomunistas, desenvolvida na década de 1970. O objetivo principal do referido estudo é posicionar teoricamente a obra de Gramsci em relação às duas grandes vertentes que advogam o legado do autor, o marxismo revolucionário referenciando em Lênin e o marxismo reformista referenciado no pensamento eurocomunista.


Palavras-chave


Teoria do Estado; Estratégia Socialista, Gramsci.

Texto completo:

PDF (baixado




Direitos autorais 2018 Revista Espaço Acadêmico