Nota de esclarecimento.

Quinta-feira, 11/10/2018 ocorreu um problema no sistema de periódicos da UEM. Em virtude disso, foi necessário restaurar um backup de 10/10/2018, quarta-feira 08h00.

Assim, solicitamos aos editores que revejam as atividades deste dia, pois elas foram perdidas e devem ser refeitas. Antecipadamente pedimos desculpas pelos transtornos, mas o problema foi alheio as nossas atividades.

Imagem para capa

Política pública de educação: uma abordagem da extensão universitária na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Lucas Carneiro Santos Veras

Resumo


Este trabalho objetiva fazer analisar as práticas da extensão universitária como política pública da educação na UEMA. Apresenta-se um levantamento da legislação nacional e intra-institucional pertinente às práticas extensionistas. Mostram-se aspectos teóricos referentes à extensão, e em seguida, relaciona-se a teoria com o que foi observado nas normas da UEMA. O método utilizado foi o fenomenológico-hermenêutico. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, os objetivos são exploratórios. Os procedimentos técnicos foram a pesquisa bibliográfica, a documental, de campo e um estudo de caso. Também utilizou-se de duas visitas in loco para observação. Entende-se que extensão é uma atividade acadêmica que visa à difusão de conhecimento acadêmico, e a interação deste com o saber popular (senso comum) para melhor compreensão de problemas e demandas sociais. Respondendo ao problema desta pesquisa, escreve-se que as normas superiores de extensão universitária na UEMA são debatidas e estabelecidas pelo CEPE, para posterior sanção do CONSUN. No que se refere à execução a nível intermediário, cabe à PROEXAE, e especificamente, à Coordenação de Extensão, o planejamento e controle das práticas extensionistas, sejam elas cursos ou projetos de extensão. No nível operacional é obrigatório pelo menos um docente da UEMA para comandar cada ação extensionista.


Palavras-chave


Legislação da extensão universitária; Gestão da extensão universitária; Práticas extensionistas.

Texto completo:

PDF (baixado




Direitos autorais 2018 Revista Espaço Acadêmico