A GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO E MÉDIO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS - APLICAÇÃO DO MÉTODO DACUM

Glaucia Deffune, Maria das Graças de Lima

Resumo


Pensar o processo ensino-aprendizagem, após a definição de atividades que privilegiem habilidades e competências geográficas dos alunos de 5ª à 8ª séries e ensino médio, é a proposta deste artigo. A pesquisa foi desenvolvida com a participação de professores da Educação Básica, Ensino Superior, e, egressos do curso de Licenciatura em Geografia da UEM. Verificou-se que a ausência de uma atitude crítica em relação ao processo educacional inviabiliza a adoção de métodos que auxiliem no dimensionamento estratégico do processo ensino-aprendizagem. Adotou-se o método DACUM para darmos início às discussões no âmbito do ensino de Geografia mais próximo da realidade e cotidiano do aluno, e na resolução de problemas que se manifestem na prática da sala de aula.

Palavras-chave


Ensino de Geografia; Desenvolvimento de Currículo; Competências; Habilidades

Texto completo:

PDF




ISSN 2175-862X (on-line)