Qual o sentido da educação? Leituras clássicas na construção do pensamento sociológico: Karl Marx, Max Weber, Florestan Fernandes e Simon Schwartzman - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i3.13017

Radamés Rogério, Mário Benevides

Resumo


O presente artigo procura discutir o conceito de educação na compreensão de dois autores da sociologia clássica alemã – Karl Marx e Max Weber – e suas conexões com o debate sobre educação no Brasil do século XX, através das influências destes no pensamento de Florestan Fernandes e Simon Schwartzman. Entendendo que o debate atual em torno da educação se registra com algum descaso por conceituações e projetos definidos, este trabalho busca retomar conceituações clássicas no intuito de provocar o debate geral acerca do programa educacional brasileiro ainda enquanto ideia intelectual e socialmente produzida.


Palavras-chave


Sociologia da educação; História das Ideias; Teoria da educação; Pensamento brasileiro

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DOI: http://dx.doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i3.13017



ISSN 2179-8427 (on-line)