UM ESTUDO SOBRE OS PROFESSORES DA ZONA RURAL E SUA FORMAÇÃO

Lúcia Gracia Ferreira, Maria das Graças Porto Pires, Daniela Soares Ferreira, Klébia Cordeiro Dias, Háylla Silva Macedo Farias

Resumo


Este artigo teve a finalidade de analisar a formação inicial e a situação atual dos professores da zona rural de um município X, na Bahia. Para o levantamento dos dados na realização dessa pesquisa, foram utilizados os questionários, análise documental e a observação dos encontros realizados quinzenalmente. Constatou-se que a maioria dos professores da zona rural não tem a formação inicial mínima para ensinar e que raramente continuam a estudar; a formação continuada também é escassa; que tem pouco conhecimento pedagógico do contexto onde atuam profissionalmente e não aproveitam a experiência para produzirem novos conhecimentos. Assim, investir na formação inicial e continuada dos professores da zona rural torna-se necessário diante dos resultados obtidos.


Palavras-chave


Professores da zona rural; Formação; Ensino

Texto completo:

PDF




ISSN: 2177-3300 (on-line)