Nota de esclarecimento.

Quinta-feira, 11/10/2018 ocorreu um problema no sistema de periódicos da UEM. Em virtude disso, foi necessário restaurar um backup de 10/10/2018, quarta-feira 08h00.

Assim, solicitamos aos editores que revejam as atividades deste dia, pois elas foram perdidas e devem ser refeitas. Antecipadamente pedimos desculpas pelos transtornos, mas o problema foi alheio as nossas atividades.

O Programa Segundo Tempo (PST) em municípios brasileiros: indicadores de resultado no macrossistema

Riller Silva Reverdito, Larissa Rafaela Galatti, Leilane Alves de Lima, Paula Simarelli Nicolau, Alcides José Scaglia, Roberto Rodrigues Paes

Resumo


O Programa Segundo Tempo é o mais amplo programa social orientado para a participação de crianças, adolescentes e jovens no esporte atualmente no Brasil. No entanto, ainda sabemos pouco sobre o alcance dos seus objetivos, especialmente em relação ao macrossistema.  Objetivo desse estudo é analisar o alcance do PST em relação à democratização do acesso à prática e à cultura de esporte. Trata-se de um estudo exploratório realizado no contexto do PST. Foram utilizados dados secundários, de acesso público e administrado por órgãos oficiais. Foi tomado como indicador do macrossistema o Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM), número de convênios e a população estimada de municípios que mantiveram convênios com o Ministério do Esporte para o PST entre 2003-2013. Concluímos que os municípios com os melhores indicadores sociais e estrutura para o esporte conseguiram ter mais acesso ao PST, além de conseguir manter por mais tempo.

Palavras-chave


Avaliação; Pedagogia do Esporte; Programa Segundo Tempo.

Texto completo:

PDF PDF (English) (baixado

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 0103-3948 (impresso) e ISSN 2448-2455 (on-line) e-mail: revdef@uem.br