EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Luciane Sanchonete Etchepare, Érico Felden Pereira, João Luiz Zinn

Resumo


O presente estudo teve como objetivo verificar quais os objetivos trabalhados na Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a qualificação profissional de quem ministra as aulas e a opinião dos professores sobre a atuação do profissional de Educação Física nestas séries. Trata-se de uma pesquisa descritiva de opinião. Constituíram a amostra 27 professores que ministram aulas de Educação Física nas séries iniciais de escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino de Santa Maria – RS. Foram realizadas entrevistas e, em seguida, uma análise quantitativa da freqüência e percentagem das respostas. Destacamos os seguintes resultados: os objetivos mais trabalhados são o desenvolvimento das habilidades motoras na pré-escola e primeira série; recreação na segunda e terceira séries e o lúdico na quarta série. 93,75% dos professores entrevistados acham importante a atuação do profissional formado em Educação Física nas séries iniciais.

Palavras-chave


Educação Física; Séries iniciais; Qualificação profissional

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/reveducfisv14n1p59-66

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 0103-3948 (impresso) e ISSN 1983-3083 (on-line) e-mail: revdef@uem.br