Avaliação da educação física na educação básica: diálogos com alunos de sete universidades federais

Sayonara Cunha de Paula, Amarílio Ferreira Neto, Ronildo Stieg, Juliana Martins Cassani, Aline de Oliveira Vieira, Wagner dos Santos

Resumo


Analisa as práticas avaliativas vivenciadas por 45 alunos de sete universidades federais brasileiras, nas aulas de Educação Física da educação básica. Caracteriza-se como uma pesquisa quanti-qualitativa exploratória e utiliza, como instrumento para a produção de dados, um questionário semiestruturado e entrevistas coletivas narrativas, ambos realizados com 45 alunos de sete universidades federais brasileiras. Os resultados acenam para o uso de instrumentos avaliativos que são expressos por meio da linguagem escrita e verbal; e no fazer com as práticas corporais. A articulação entre essas diferentes formas de avaliar demonstra que é possível abranger a complexidade dos conhecimentos ensinados e aprendidos na Educação Física, assim como a relação que os alunos estabelecem com os saberes específicos desse componente curricular. 


Palavras-chave


Avaliação. Narrativas. Formação inicial.

Texto completo:

PDF (baixado


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2957

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 0103-3948 (impresso) e ISSN 2448-2455 (on-line) e-mail: revdef@uem.br

Resultado de imagem para CC BY