Educação física, folclore e religião: relações e interferências - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.6323

José Edmilson da Silva, Carlos Alberto Figueiredo da Silva

Resumo


O objeto deste estudo tem como foco a sinergia entre Educação Física, folclore e religião no cotidiano escolar. A finalidade é compreender e analisar o universo de significados partilhados por docentes, discentes, pais e responsáveis de alunos no que concerne às relações e interferências das crenças religiosas nas práticas do folclore em uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico-metodológico apóia-se na etnometodologia. Conclui-se que existem nuances de discriminação nas formas como os docentes e discentes lidam com questões relacionadas aos legados afro-brasileiros, sendo possível afirmar que as políticas públicas ainda são insuficientes para a conscientização deste problema na escola estudada.

Palavras-chave


Educação Física; Religião; Preconceito

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