COEFICIENTE DE DIGESTIBILIDADE APARENTE DA TORTA DE DENDÊ E DO FARELO DE COCO EM PACU (<em>Piaractus mesopotamicus</em>)

  • Ana Cristina B. de Oliveira UFAM
  • Osmar Angelo Cantelmo CEPTA/IBAMA
  • Luiz Edivaldo Pezzato UNESP
  • Maria Angélica R. Ribeiro CEPTA/IBAMA
  • Margarida Maria Barros UNESP
Palavras-chave: coeficiente de digestibilidade, farelo de coco, pacu, torta de dendê

Resumo

O experimento foi realizado no Centro de Pesquisa e Treinamento em Aquicultura - CEPTA - Pirassununga/SP, tendo como objetivo avaliar a digestibilidade aparente da torta de dendê (Elais guineensis) e do farelo de coco (Cocus mucifera) pelo pacu. Foram empregados três tanques de digestibilidade (300 litros), com renovação contínua de água e sistema para coleta das excretas. Em cada tanque, foram colocados 30 pacus com média de 180,00g e 15,00cm de comprimento. Após 24 horas, foram alimentados duas vezes ao dia (ad libitum) com dieta completa (30,00% de PB e 3.000 kcal/ED/kg de ração) e, no terceiro dia experimental, com as rações-teste, confeccionadas com 70,00% do ingrediente-teste (torta de dendê e farelo de coco), 29,50% de farelo de trigo e 0,50% de óxido de crômio (Cr2O3), peletizadas com diâmetro de 3,00mm. O coeficiente de digestibilidade aparente para a torta de dendê foi: 54,80% para a fração MS, 75,76% para PB, 88,98% para EE, 0,00% para FB e 74,60% para MM, enquanto para o farelo de coco: 72,63, 83,35, 97,56, 38,77 e 87,42%, respectivamente, para as frações MS, PB, EE, EB e MM. O farelo de coco e a torta de dendê, em função de seus coeficientes de digestibilidade aparente, apresentam-se como produtos sucedâneos para confecção de dietas para peixes tropicais, entretanto o farelo de coco apresentou digestibilidade aparente superior pelo pacu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Edivaldo Pezzato, UNESP
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1979) , mestrado em Nutrição Animal pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990) . Atualmente é ProfessorAssistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Revisor de periódico da Acta Scientiarum (UEM), Revisor de periódico da Pesquisa Agropecuária Brasileira, Revisor de periódico da Ciência Rural, Revisor de periódico da Boletim do Instituto de Pesca, Revisor de periódico da Ciência Animal Brasileira (UFG), Membro de corpo editorial da Veterinária e Zootecnia e Membro de corpo editorial da Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Tem experiência na área de Zootecnia , com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas: digestibilidade, velocidade de trânsito gastrintestinal, valor nutritivo de alimentos, tilápia do Nilo, proteína digestível e energia digestível Currículo Lattes
Publicado
2008-07-28
Seção
Zootecnia