COEFICIENTE DE DIGESTIBILIDADE APARENTE DA TORTA DE DENDÊ E DO FARELO DE COCO EM PACU (<em>Piaractus mesopotamicus</em>)
Palavras-chave:
coeficiente de digestibilidade, farelo de coco, pacu, torta de dendê
Resumo
O experimento foi realizado no Centro de Pesquisa e Treinamento em Aquicultura - CEPTA - Pirassununga/SP, tendo como objetivo avaliar a digestibilidade aparente da torta de dendê (Elais guineensis) e do farelo de coco (Cocus mucifera) pelo pacu. Foram empregados três tanques de digestibilidade (300 litros), com renovação contínua de água e sistema para coleta das excretas. Em cada tanque, foram colocados 30 pacus com média de 180,00g e 15,00cm de comprimento. Após 24 horas, foram alimentados duas vezes ao dia (ad libitum) com dieta completa (30,00% de PB e 3.000 kcal/ED/kg de ração) e, no terceiro dia experimental, com as rações-teste, confeccionadas com 70,00% do ingrediente-teste (torta de dendê e farelo de coco), 29,50% de farelo de trigo e 0,50% de óxido de crômio (Cr2O3), peletizadas com diâmetro de 3,00mm. O coeficiente de digestibilidade aparente para a torta de dendê foi: 54,80% para a fração MS, 75,76% para PB, 88,98% para EE, 0,00% para FB e 74,60% para MM, enquanto para o farelo de coco: 72,63, 83,35, 97,56, 38,77 e 87,42%, respectivamente, para as frações MS, PB, EE, EB e MM. O farelo de coco e a torta de dendê, em função de seus coeficientes de digestibilidade aparente, apresentam-se como produtos sucedâneos para confecção de dietas para peixes tropicais, entretanto o farelo de coco apresentou digestibilidade aparente superior pelo pacu.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-07-28
Edição
Seção
Zootecnia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Revista UNIMAR, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)