Forma abstrata e dimensão material do Estado em Marx

  • Giovanni Fresu Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este artigo tem o objetivo de explicar o processo que leva Marx, a partir da Crítica à Filosofia do Direito de Hegel, a elaborar a ideia sobre a origem historicamente determinada do Estado e da Sociedade Civil, como consequência de específicas relações sociais de produção. Nesse percurso, que parte dos temas filosóficos, o estudo da economia política se torna um momento fundamental de desenvolvimento gnosiológico e conceitual, para o qual o encontro com Engels foi central, pois infundiu em Marx o interesse para a economia política e a história econômica. Para o esclarecimento da natureza das relações de produção sobre as quais se levanta a sociedade civil e o Estado, assume uma importância absoluta a elaboração da tese sobre a “falsa consciência”, que, ampliando o conhecimento das formas de governo e de direção por parte das classes dirigentes, contribui também para a ideia gramsciana da hegemonia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanni Fresu, Universidade Federal de Uberlândia
Professor efetivo de Filosofia política, Universidade Federal de Uberlândia Possui doutorado em Filosofia conseguido com o professor Domenico Losurdo na Università degli studi di Urbino ´Carlo Bo´ (2006). Tem experiência de pesquisa e didatica nas universidades de Cagliari, Urbino e na Unesp de Marília, na área de Filosofia e Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento político e filosofico na história do movimento operario, Antonio Gramsci, história e pensamento do fascismo, história e pensamento do Partito comunista italiano, teorias da modernização na história da Europa. Desde o ano de 1998 até o 2002, fundador e presidente do Centro studi della Sardegna Antonio Gramsci e da revista Quaderni della Sardegna, membro da International Gramsci Society, colaborador dos jornais L'Unione Sarda e La Nuova Sardegna, e da redação da revista Marxismo oggi. Membro do Comité cientifico da Escola internacional dos estudos gramsciano (Ghilarza Summer School), constituída por Fondazione Istituto Antonio Gramsci, International Gramsci Society, Casa Museo Antonio Gramsci, Fondazione Banco di Sardegna, Membro do Comité cientifico do Issasco (Istituto Sardo per la Storia dell?Antifascismo e della Società Contemporanea), membro da International Gramsci Society Brasil, constituída no Rio de Janeiro no 29 de junho de 2015.
Publicado
2016-11-25
Como Citar
Fresu, G. (2016). Forma abstrata e dimensão material do Estado em Marx. Revista Urutágua, (34), 127-142. https://doi.org/10.4025/revurut.vi34.34313
Seção
Sociologia