Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) é a publicação oficial da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Sediada na Universidade Estadual de Maringá, a RBHE circula nos meios acadêmicos nacional e internacional desde 2001. O periódico adota a publicação contínua de artigos inéditos resultantes de pesquisas, que abordem temas associados à história e à historiografia da educação. A RBHE tem como objetivos a ampla circulação do conhecimento e a promoção da discussão em torno dos diferentes problemas que permeiam o campo de pesquisa e ensino da história da educação, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e plural em termos teóricos e metodológicos.  O periódico publica, também, documentos, resenhas e notas de leitura, assim como entrevistas com personalidades de destaque nacional e internacional.

Como publicação de referência, a revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir esta titulação. A RBHE aceita artigos de autores independentemente de sua origem institucional. 

Os textos submetidos devem ser inéditos e respeitar, obrigatoriamente, o critério de originalidade de conteúdo.

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas de Leitura

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

PROCESSO DE AVALIAÇÃO/ASSESSMENT PROCESS/PROCESO DE EVALUACIÓN

Os artigos, dossiês e traduções recebidos serão submetidos a uma avaliação preliminar por parte da Comissão Editorial, que examinará se cumprem os requisitos temáticos e formais. Após essa análise, serão encaminhados anonimamente a dois pareceristas ad hoc (processo de peer review), sendo necessária, para a sua publicação, a dupla aprovação. Havendo divergência entre os pareceres, os textos serão encaminhados a um terceiro parecerista. Os pareceristas poderão recomendar a sua aceitação, recusa ou sugerir reformulações. Neste caso, o artigo reformulado retornará à Comissão Editorial, para avaliação final.

A RBHE envia artigos para avaliadores independente de sua origem institucional. A  fim de evitar avaliações com tendências endógenas, são designados pesquisadores nacionais e internacionais, membros da Sociedade Brasileira de História de Educação ou não.

No caso de artigos que contenham imagens, citações de obras literárias ou de páginas da World Wide Web, o autor deverá encaminhar também uma autorização de cessão dos respectivos direitos.

 

ASSESSMENT PROCESS

The incoming papers, dossiers and translations are submitted to a preliminary assessment by the Editorial Board, which will check if they comply with the thematic and formal requirements. Following this analysis, they will be anonymously forwarded to two ad hoc reviewers (peer review process), being the approval of both reviewers necessary for the texts publication. In case of divergence between the reviewers’ opinions, the texts will then be forwarded to a third reviewer. Reviewers may recommend the manuscript approval, refusal or they may suggest alterations in the text. In this case, the amended text will return to the Editorial Board for their final evaluation.

RBHE sends articles to evaluators regardless of their institutional origin. In order to avoid evaluations with endogenous tendencies, national and international researchers, members of the Brazilian Society of Education History or not, are designated.

In papers containing images, citations from literary work or pages from the World Wide Web, the author shall also send an authorization for the assignment of the respective rights.

 

PROCESO DE EVALUACIÓN

Los artículos, dosiers y traducciones recibidos serán sometidos a una evaluación preliminar por parte de la Comisión Editorial, que examinará si cumplen los requisitos temáticos y formales. Después de ese análisis, serán encaminados anónimamente a dos revisores ad hoc (proceso de peer review), siendo necesaria, para su publicación, la doble aprobación. Habiendo divergencia entre los pareceres, los textos serán encaminados a un tercer revisor. Los revisores podrán recomendar su aceptación, rechazar o sugerir reformulaciones. En este caso, el artículo reformulado retornará a la Comisión Editorial, para evaluación final.

La RBHE envía artículos para evaluadores independientes de su origen institucional. A fin de evitar evaluaciones con tendencias endógenas, son designados investigadores nacionales e internacionales, miembros de la Sociedad Brasileña de Historia de Educación o no.

En el caso de artículos que contengan imágenes, citas de obras literarias o de páginas de la World Wide Web, el autor deberá encaminar también una autorización de cesión de los respectivos derechos.

 

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DIRETRIZES PARA AVALIADORES

Os critérios para a seleção de artigos levam em conta, além dos aspectos formais do texto: originalidade, relevância e contribuição para a área de História da Educação; estrutura, organização, clareza e coerência do texto; adequação do título e do resumo; alcance dos objetivos; análise das fontes em articulação com o referencial teórico adotado; pertinência e atualização da bibliografia; revisão ortográfica, gramatical e de normas da APA.

A revista adota o sistema duplo-cego (blind review), de modo a assegurar que os nomes dos pareceristas permaneçam em sigilo, omitindo também para estes os nomes dos autores.

As resenhas, as traduções e as entrevistas são avaliadas pela Comissão Editorial.

Temos, assim, o seguinte formulário de avaliação, o qual deverá ser respondido pelo colaborador:

1 - Título do artigo;

2 - Situação do artigo: a) aceito para publicação; b) aceito após modificações imprescindíveis (especificá-las); c) não aceito para publicação;

3 - Originalidade, relevância e contribuição para a área de História da Educação;

4 - Estrutura, organização, clareza e coerência do texto;

5 - Adequação do título e do resumo;

6 - Alcance dos objetivos;

7 - Análise das fontes em articulação com o referencial teórico adotado;

8 - Pertinência e atualização da bibliografia;

9 - Revisão ortográfica, gramatical e de normas da APA;

10 - Posição final do parecerista (Também aqui as indicações das principais modificações a serem realizadas, caso seja necessário);

11 - Declaração sobre potencial conflito de interesses:

"Declaro não haver nenhuma circunstância caracterizando situação de potencial conflito de interesse ou que possa ser percebida como impeditiva para um parecer isento. Comprometo-me a manter sob sigilo todas as informações constantes deste processo, em particular, a minha condição de assessor e o teor deste parecer.

Clique aqui para acessar o Formulário de Avaliação na versão DOC.

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GUIDELINES FOR EVALUATORS

Besides the formal aspects of the text, the selection criteria for the papers take into account: originality, relevance and contribution to the area of History of Education; structure, organization, clarity and coherence of the text; adequacy of the title and the abstract; achievement of the proposed objectives; analysis of the sources concerning the adopted theoretical reference; bibliography relevance and updating; spelling and grammar as  well as APA norms review.

The journal adopts the blind review system so as to ensure that the reviewers’ names remain confidential; the authors’ names are also omitted to the reviewers.

The reviews, translations and interviews are assessed by the Editorial Board.

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DIRECTRICES PARA LA EVALUACIÓN

Los criterios para la selección de artículos tienen en cuenta, además de los aspectos formales del texto: originalidad, relevancia y contribución para el área de Historia de la Educación; estructura, organización, claridad y coherencia del texto; idoneidad del título y del resumen; alcance de los objetivos; análisis de las fuentes en articulación con el referencial teórico adoptado; pertinencia y actualización de la bibliografía; revisión ortográfica, gramatical y de normas de la APA.

La revista adopta el sistema doble-ciego (blind review), para asegurar que los nombres de los revisores permanezcan en sigilo, omitiendo también para estos los nombres de los autores.

Las reseñas, las traducciones y las entrevistas son evaluadas por la Comisión Editorial.

 

Periodicidade

A Revista Brasileira de História da Educação, a partir de 2018, passou a ser uma uma publicação contínua.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Catalogação na Fonte

Catalogação na Fonte elaborada por 
Gildenir Carolino Santos (Bibliotecário) – CRB-8ª/5447 
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Revista Brasileira de História da Educação / Sociedade Brasileira de História da Educação. – 
Campinas, SP: SBHE, (2001-).

Publicação Contínua.
Publicação da Sociedade Brasileira de História da Educação.
e-ISSN 2238-0094.
ISSN 1519-5902 (versão impressa).

1. Educação – História – Periódicos. I. Sociedade Brasileira de História da Educação.

CDD – 370.905
CDU – 37 (09) (05)
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Vocabulário Controlado para Indexação

Revista Brasileira de História da Educação adota como padrão para as palavras-chave o Brased.“O Thesaurus Brasileiro da Educação (Brased) é um vocabulário controlado que reúne termos e conceitos, extraídos de documentos analisados no Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec), relacionados entre si a partir de uma estrutura conceitual da área. Estes termos, chamados descritores, são destinados à indexação e à recuperação de informações”. (CIBEC, 2011). O acesso poderá ser feito em: "Brased"

 

Política contra plágio e más-condutas em pesquisa

Continuando nossa tradição de excelência, informamos as melhorias editoriais que visam fortalecer a integridade dos artigos publicados por esta revista. Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

1. Os autores devem visitar o website do COPEhttp://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa.

2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

- na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

- todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

- a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.

3. Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:

a)   Os editores avaliarão os manuscritos com o sistema CrossCheck logo após a submissão. Primeiramente será avaliado o conteúdo textual dos artigos científicos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;

b)  Com os resultados, cabe aos editores e conselho editorial decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações;

c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

4. Declaração sobre potencial conflito de interesses:

"Declaro não haver nenhuma circunstância caracterizando situação de potencial conflito de interesse ou que possa ser percebida como impeditiva para um parecer isento. Comprometo-me a manter sob sigilo todas as informações constantes deste processo, em particular, a minha condição de assessor e o teor deste parecer.

Clique aqui para acessar o Formulário de Avaliação na versão DOC.

5. Declaração de responsabilidade/contribuição

 Declaração sobre o papel desempenhado na pesquisa. Todos os autores do artigo devem apresentar, no manuscrito, sua participação nas possíveis etapas da pesquisa: delineamento do estudo; coleta, análise e interpretação dos dados; redação do manuscrito; decisão de submeter o manuscrito para publicação.

Clique aqui para acessar o Formulário de Avaliação na versão DOC.

 

DOI - Digital object identifier

A RBHE, a partir de 2012, utiliza o DOI como identificador digital.

Saiba mais sobre nesse link.