"Le Cahier de Roulement". Um recurso para a renovação pedagógica em três momentos históricos da escola primária espanhola

Bienvenido Martín Fraile, Isabel Ramos Ruiz

Resumo


A história da educação contempla una nova perspectiva de estudo: a cultura escolar com os seus âmbitos normativo, teórico e empírico. O artigo questiona a renovação pedagógica durante o século XX na escola espanhola mediante um recurso, le cahier de roulement, utilizando o acervo documental do Museu Pedagógico da Universidade de Salamanca em três momentos históricos: Segunda República, Franquismo e a projeção até a América atual. O resultado contempla continuidades e rupturas em seu percurso histórico, com uma reflexão sobre a influência da normativa e da teoria nas práticas educativas.


Palavras-chave


caderno de rotação; cultura empírica; cultura escolar; ensino primário

Texto completo:

PDF (Español (España)) (baixado

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Resultado de imagem para CC BY